São Paulo, sexta-feira, 26 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paris celebra 50 anos da derrota nazista

ANDRÉ LAHOZ
DE PARIS

A França comemorou ontem os 50 anos da liberação de Paris das forças nazistas. O presidente François Mitterrand, o premiê Edouard Balladur, o prefeito Jacques Chirac e ex-combatentes da Segunda Guerra participaram da festa.
As celebrações começaram pela manhã, com missa na Igreja Notre-Dame em memória aos combatentes. À tarde, Mitterrand distribuiu condecorações a ex-soldados.
A festa prosseguiu em frente ao Hotel de Ville, onde houve uma representação da liberação.
Uma grande queima de fogos encerrou as festividades às 23h30 (horário local), mas muitas pessoas continuaram nas ruas até a madrugada. Um forte esquema de segurança isolou os principais pontos das festas.
Em 25 de agosto de 1944, as forças do general Leclerc, um dos maiores heróis franceses ao lado do general de Gaulle, conquistaram totalmente Paris, obtendo a rendição do general Von Choltitz.
A França havia sido conquistada em junho de 1940. A liberação havia começado em 6 de junho de 1944 (Dia D), com o desembarque das tropas aliadas na Normandia.
No dia 19 de agosto do mesmo ano, a sede da polícia parisiense é ocupada por 2.000 agentes, que irão guerrear contra os nazistas.
No dia 26, o general De Gaulle, que havia comandado a resistência francesa do Reino Unido, desfila pela avenida Champs Elysées. A mesma avenida onde Hitler havia estado, quatro anos antes.

Texto Anterior: Angola fala em massacre
Próximo Texto: Mulher de Fujimori diz estar presa no palácio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.