São Paulo, domingo, 28 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

Como montar uma confecção de meias?

Ubirajara Resende Mattana, Montenegro, RS
Montar uma confecção de meias não requer grande soma de recursos em máquinas e equipamentos. As matéria-primas utilizadas são de fácil aquisição.
Por outro lado, o mercado consumidor é amplo e diversificado. Os produtos podem ser direcionados para consumidores de ambos os sexos, de várias faixas etárias, das mais diversas classes sociais.
Entretanto, é interessante que você identifique um segmento de mercado mais específico, como por exemplo, pessoas adultas do sexo masculino.
Para fabricar meias finas você vai precisar de uma máquina União Special 39500 RC (que fecha a parte dianteira da meia), máquina de costura plana ou remalhadeira (fecha as demais partes) e tear circular de pequeno diâmetro (para confeccionar o corpo da meia).
Para meias de algodão, você irá precisar de uma máquina overlock com uma agulha (fecha a parte dianteira da meia) e os demais equipamentos acima.
O custo do investimento inicial para adquirir as máquinas e um pequeno capital de giro para formação do estoque inicial de matéria-prima vai depender do volume de produção que você pretende obter. Assim, você deve gastar no mínimo US$ 15 mil e no máximo US$ 40 mil.
É importante informar que o setor, principalmente as médias e grandes empresas do ramo, estão utilizando alta tecnologia para a fabricação e desenvolvimento do produto, com máquinas importadas da Itália com capacidade para produzir 4.500 pares por mês, funcionando sob o comando do computador.
Assim, é necessário muita precaução com essa concorrência, utilizando a criatividade para oferecer um produto diferenciado, de boa qualidade e preço competitivo.
Para obter informações adicionais sobre o setor, inclusive endereço de fornecedores de equipamentos, contate o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, telefone (021) 201-7222, ou o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, tel. (011) 268-2211.
As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Novo serviço dá informação sobre licitações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.