São Paulo, segunda-feira, 29 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Protesto da CUT leva segurança de Itamar a entrar em prontidão

SERGIO TORRES

SERGIO TORRES; EVANDRO ÉBOLI
ENVIADO ESPECIAL A JUIZ DE FORA (MG)

EVANDRO ÉBOLI
A equipe de seguranca da Presidência da República está de prontidão desde a manhã de ontem por causa de um protesto de sindicalistas da CUT (Central Única dos Trabalhadores) marcado para 9h de hoje em frente ao prédio onde o presidente Itamar Franco passa o fim-de-semana em Juiz de Fora.
Para a assessoria de Itamar, a manifestação tem um fundo político. Ontem de manhã, manifestantes vestidos com camisas que traziam o rosto e o nome de Luiz Inácio Lula da Silva –candidato do PT à Presidência– percorreram o centro de Juiz de Fora convocando a população a engrossar o ato.
A intenção dos manifestantes é levar carros de som para a frente do edifício de Itamar, que chegou a Juiz de Fora na quinta-feira da semana passada e deve voltar para Brasília amanhã.
O batalhão da Polícia Militar de Juiz de Fora foi avisado sobre a manifestação pela equipe de seguranca, que solicitou um reforço no policiamento do quarteirão da avenida Rio Branco (centro) onde fica o apartamento do presidente.
A manifestação convocada pelo Sintel (Sindicato dos Telefônicos de Juiz de Fora) surpreendeu a equipe de seguranca que acompanhou Itamar em Juiz de Fora.
Os segurancas da Presidência avaliaram que Itamar faria uma viagem tranquila à sua cidade. Por determinação do próprio presidente, a equipe escalada para a seguranca foi formada por apenas seis agentes. Itamar detesta ser acompanhado por segurancas quando viaja a Juiz de Fora.
Filiado à CUT e integrado por funcionários da Telemig (Companhia Telefônica de Minas Gerais), o Sintel reclama que não está sendo cumprido um acordo coletivo de trabalho firmado em maio entre a empresa (pertencente ao governo federal) e os empregados.
Itamar passou o fim-de-semana em casa, acompanhado das filhas Georgiana e Fabiana. Sua agenda de hoje prevê para as 10h30 um encontro com o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Roberto Robainas.
Na sexta-feira, Itamar disse que não sabia qual assunto será tratado na reunião.

Texto Anterior: Pesquisadora faz radiografia do trabalho escravo no país
Próximo Texto: Folha esgota em bancas de todo o país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.