São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jaguaribe defende o fim dos índios até ano 2000

SÔNIA MOSSRI

Cientista político propõe que os índios sejam integrados à sociedade.
O ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Hélio Jaguaribe, militante do PSDB, disse ontem que é preciso "acabar com o índio" até o ano 2000 e promover a sua integração mediante escolarização.
"Não vai haver índio no século 21. A idéia de congelar o homem no estado primário da sua evolução é, na verdade, cruel e hipócrita", disse o ex-ministro do governo Collor.
Ao criticar as ONGs (organizações não-governamentais) que desenvolvem trabalhos, dentro e fora do país, com as comunidades indígenas, o ex-ministro disse que "o mundo se preocupa com 200 mil índios e se esquece de 30 milhões de favelados".
Jaguaribe classificou como "uma gigantesca impostura" e "um embuste" a proposta de um grupo de estudo da ONU (Organização das Nações Unidas) de independência das nações indígenas.
Esta tese é motivo de preocupação constante entre os militares. As Forças Armadas atribuem às ONGs (organizações não-governamentais) o lobby mais forte para a adoção dessa proposta pela ONU.
As declarações de Jaguaribe foram muito aplaudidas pelos generais presentes ao seminário "Política Educacional para o Exército: ano 2000", realizado no Quartel General do Exército.
O chefe do Estado Maior do Exército, Benedito Onofre Bezerra Leonel, concorda com a tese de Jaguaribe.
"Isto é um fatalismo sociológico. Quando os índios têm problemas, eles vão pedir apoio aos pelotões do Exército", disse Leonel.
Segundo Jaguaribe, a manutenção do subdesenvolvimento brasileiro no século 21 pode causar problemas de manutenção da unidade nacional.
Ele afirmou que o Brasil é "mais qualificado" do que os Estados Unidos para discutir a questão indígena.
Enquanto os Estados Unidos assassinaram seus índios, lembrou o sociólogo, o governo brasileiro adotou política oposta.
Para o cientista político, é preciso criar escolas em áreas indígenas para que "os índios tenham direito de se tornar cidadãos brasileiros".
Funai
Até as 19h de ontem a Funai (Fundação Nacional do Índio) não tinha se manifestado sobre as declarações do sociólogo e ex-ministro da Ciência e Tecnologia Hélio Jaguaribe.
Às 16h30 a reportagem da Folha informou a assessoria de imprensa da Funai sobre as declarações de Jaguaribe.

Texto Anterior: Na arquibancada
Próximo Texto: 'Proposta é autoritária'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.