São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 1994
Próximo Texto | Índice

Real confunde os militantes petistas; parcela do PT quer partido com FHC

REINALDO AZEVEDO
EDITOR-ADJUNTO DE POLÍTICA

Não é apenas a direção do PT que se mostra hesitante em relação ao Plano Real. Também a militância do partido parece não saber o que fazer.
Pelo menos é o que demonstra levantamento feito pelo Datafolha junto a militantes presentes ao comício realizado pelo PT no último sábado, em São Bernardo, berço do partido.
Para 52% dos entrevistados, o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva não deve se posicionar nem a favor nem contra o Plano Real. Isso num momento em que o Real é a principal moeda eleitoral do tucano Fernando Henrique Cardoso.
Outros 24% responderam que Lula deve atacar o plano. Acreditam que o PT deva defendê-lo 11% dos entrevistados.
Convidados a apontar, espontaneamente, quais os principais erros da campanha petista, no entanto, 10% apontaram os ataques ao Plano Real como um dos principais.
O item só perde para "falta de empenho da militância" (11%) e empata com "demora para substituir Bisol" (11%).
Não faltam apenas certezas aos partidários de Lula, falta ânimo também. Pelo menos é o que acham os próprios petistas.
Para 40% dos entrevistados, os militantes estão menos ativos nesta campanha do que em 89. Só 23% consideram que hoje há mais empolgação.
Os números acima, no entanto, não traduzem autocrítica. Nada menos de 68% dos entrevistados consideram que a campanha de Lula traz mais acertos do que erros. Apenas 15% a reprovam.
Para 67% dos petistas entrevistados, os meios de comunicação constituem o maior problema enfrentado pela campanha de Lula. Outros 19% consideram os programas do horário eleitoral o maior tropeço.
Instados a dar respostas espontâneas sobre as medidas a serem adotadas para Lula ganhar a eleição, os petistas continuam apostando na tradicional receita do partido.
Para 36% dos entrevistados, o petista pode reverter a situação de desvantagem nas pesquisas eleitorais se a militância do partido for para as ruas.
Embora 74% dos entrevistados acreditem que são grandes as chances de Lula se eleger presidente, 30% deles acreditam que o PT deva integrar um eventual governo do tucano FHC.
O partido tem insistido na TV e nos comícios que FHC é o candidato das elites e dos conservadores. Boa parte dos petistas ou não acredita nisso ou quer ver o PT nessa mesma aliança.

Próximo Texto: O QUE PENSAM OS MILITANTES DO PT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.