São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Admirador de Hitler decide apoiar Enéas

EDUARDO MACK
DA SUCURSAL DO RIO

O presidente do Partido Nacionalista Revolucionário Brasileiro (PNRB), Armando Zanini Junior, de extrema-direita, afirmou ontem que apóia em caráter pessoal a candidatura de Enéas Carneiro (Prona) à Presidência.
Zanini afirma que concorda com idéias de Adolf Hitler, mas não é nazista. Ele diz que é contra o sionismo (movimento político e religioso judaico) enquanto ideologia, mas afirma não que não tem nada contra os judeus.
Zanini diz que está preparando a fundação de um novo partido, que trará explícito em seu programa a ressalva de que é contra o racismo.
"Será um movimento nacionalista independente. O novo manifesto do movimento não ficará pronto antes das eleições. Sendo assim, não podemos dar nosso apoio aberto", explicou. Ele afirma ter negros e judeus entre seus correligionários.
O presidente do PNRB diz que Enéas é o único candidato nacionalista e garante que os quase 1.000 simpatizantes do partido votarão em Enéas. Zanini acredita que o candidato do Prona tem chances de chegar ao Planalto.
"No momento ele não tem chance, mas se tiver uma zebra, se o plano fracassar, se o Lula ou Fernando Henrique derem uns deslizes, aí o Enéas sobe. E pode ganhar", afirmou.
O Prona, porém, dispensa o apoio dos partidários de Zanini. Um assessor de Enéas, Hélio Codeceira, disse que não existe a menor chance de uma aproximação partidária entre o Prona e o PNRB.
"Nós não podemos impedir a manifestação de terceiros. Estamos num país democrático", disse.
O assessor afirmou que Enéas desconhecia o apoio dado por Zanini e que o candidato estava mais preocupado com o lançamento de seu livro "Um projeto nacional", ontem em São Paulo.

Texto Anterior: Na tela com Beato Ricupero!
Próximo Texto: Mellão quer ressuscitar bloco liberal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.