São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretaria proíbe venda de três produtos

DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria Municipal de Abastecimento de São Paulo deve publicar hoje no "Diário Oficial" uma notificação que proíbe a comercialização da goiabada e da bananada Mocotex e do amendoim Chiang em São Paulo.
Segundo o secretário de Abastecimento, Waldemar Costa Filho, os produtos estão impróprios para consumo e os mercados que continuarem vendendo serão denunciados ao Decon (Departamento Estadual de Polícia do Consumidor).
"Agora trata-se de um processo criminal e o gerente ou proprietário do supermercado que vender esses produtos pode até ser preso", disse o secretário.
O proprietário da Chiang Produtos Alimentícios, Wen Chiang, e o gerente da Mocotex Representação e Participação Ltda., José Antonio Penteado, negam a contaminação dos produtos (leia texto ao lado).
As amostras de goiabada e bananada Mocotex continham, segundo a prefeitura, fragmentos de inseto, ácaros e fungos acima do permitido pela lei.
O amendoim Chiang conteria 65,1 partes por bilhão de aflatoxina. A lei permite apenas 30 partes por bilhão.
No entanto, demonstram as más condições higiênicas dos alimentos. Além disso, podem ser indicativos da presença de outras bactérias nocivas ao organismo.
Já a aflatoxina (toxina produzida pelo fungo Aspergillus flauvus) pode provocar lesões hepáticas e até câncer no fígado.
A lista com 71 produtos supostamente contaminados foi divulgada pelo secretário de Abastecimento no dia 12 de agosto.
A coleta de amostras feita pela prefeitura não seguiu os padrões exigidos –três amostras por lote de produto– e a Vigilância Sanitária está refazendo as análises para comprovar os resultados.
Os primeiros resultados indicaram que as marcas de arroz Butuí e Requinte, presentes na lista, estavam sem problema de contaminação.
Costa Filho afirmou ontem que mais resultados devem ser divulgados esta semana. "Todos vão comprovar que estávamos certos."

Texto Anterior: Atriz Monique Alves morre aos 32 no Rio; Fugitiva se entrega para viver com presa; Banco do Brasil em Tóquio é assaltado; Tiroteio marca 1º ano da chacina no Rio; SENA
Próximo Texto: Empresas negam acusações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.