São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falando e sem dizer nada

ZECA CAMARGO

Essa falta de assunto dos filmes de Whil Stillman não significam que seus personagens ficam calados. Pelo contrário, eles falam muito. Só que não é sobre nada interessante. Ou até é sobre algo interessante, mas o que eles acham não interessa a ninguém. Surpreendentemente, essa abordagem torna seus filmes bastante interessantes...
Nessa intenção de falar sem dizer nada, "Metropolitan" é bem melhor do que "Barcelona". Na sua estréia, em 1990, Stillman não tinha sequer a preocupação de explorar um cenário deslumbrante como a cidade de Barcelona. "Metropolitan" foi filmado quase todo num apartamento na Park Avenue (Manhattan, NY) onde uma moçada de alta classe discutia questões como a futilidade da obra de Jane Austen, as possibilidades do socialismo e a decadência perene da burguesia.
"Nossa geração é bem pior que a dos nossos pais", solta um desses garotos ricos e bestas a certa altura de "Metropolitan". Sua frase tem um tom profundo e ao mesmo tempo inconsequente. É como se ele soubesse que toda sua vida é uma besteira, mas besteira maior é ter que parar para pensar sobre ela. Bingo!

Texto Anterior: Falta de assunto
Próximo Texto: Rio entra na febre 'fashion' com desfiles, mostras e ajuda do governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.