São Paulo, quarta-feira, 31 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

LDO prevê correção monetária trimestral

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Congresso aprovou ontem a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 1995, prevendo um mecanismo de correção monetária para as contas do governo.
A aprovação da LDO permite que o Executivo apresente hoje o projeto de Orçamento da União para o próximo ano.
O Orçamento será reajustado automaticamente a cada três meses, pela variação da Ufir.
A LDO prevê que ao final de cada trimestre, a liberação para cada subprograma poderá superar no máximo 30% a média geral. Isso é para evitar que o governo execute só o que de seu interesse.
O Congresso tenta votar hoje o projeto de Orçamento de 94 sem nenhuma das 15 mil emendas apresentadas por parlamentares. O PDT e um grupo de parlamentares querem impedir.
O Colégio de Líderes decidiu que as emendas devem ser desconsideradas pelo novo relator da matéria, deputado João Almeida (PMDB-BA). Almeida resistia em aceitar a missão até ontem à noite.
Os líderes partidários temiam que, sem tempo para analisar as mudanças propostas, o Congresso aprovasse emendas irregulares.
Só estão previstas cerca de 35 emendas –nenhuma de parlamentar–, para atender ministérios e órgãos que se sentiram prejudicados pela proposta original.
Cassação
A Câmara dos Deputados vai tentar votar hoje o processo de perda de mandato do deputado Paulo Portugal (PP-RJ), acusado pela CPI do Orçamento de irregularidades na distribuição de verbas.

Texto Anterior: Para cada índice, uma inflação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.