São Paulo, quarta-feira, 31 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desvio de frente fria causa estiagem

DAS REGIONAIS

O meteorologista Sérgio Calbete, 56, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), disse que a estiagem ocorre porque as frentes frias vindas do Pólo Sul não estão chegando à região sudeste do país.
Segundo ele, as frentes frias são de pouca intensidade e acabam desviadas pelos ventos para o oceano.
Calbete afirmou que a situação deve permanecer inalterada por uma semana. Após esse período, os ventos devem mudar de direção e a chegada de uma nova frente fria poderá provocar chuvas.
Segundo Hilton Silveira Pinto, 50, diretor do Centro de Pesquisas Agrícolas da Unicamp, é normal que ocorram estiagens nesta época do ano, assim como queda na umidade relativa do ar.
Em Campinas, por exemplo, a umidade do ar tem ficado entre 15% e 20%, índices críticos.
Umidade abaixo de 15% podem provocar problemas respiratórios, irritação nos olhos, ressecamento de pele e sangramentos no nariz.

Texto Anterior: Brasília convive com névoa seca
Próximo Texto: Convênio cria serviço médico em bairros ; 24; Professores estaduais fazem greve no PR; Justiça cassa liminar contra universidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.