São Paulo, quarta-feira, 31 de agosto de 1994
Próximo Texto | Índice

São Paulo muda para ganhar o tri

MÁRIO MOREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico Telê Santana mudará o sistema tático do São Paulo para o jogo contra o Vélez Sarsfield que decide hoje à noite, no Morumbi, a Taça Libertadores da América (principal competição interclubes do continente).
Em vez do sistema 3-5-2 (três zagueiros, sendo um líbero, cinco meias, sendo dois alas, e dois atacantes), o time usará o 4-4-2 (quatro zagueiros, sem líbero, quatro meias e dois atacantes).
A modificação será feita avançando Válber da função de líbero (defensor que atua atrás dos zagueiros, sem posição fixa) para o meio-campo, como armador.
Com a mudança, os alas (jogadores que ocupam toda a faixa lateral do campo) Vítor e André atuarão como laterais e não poderão avançar simultaneamente, pois não terão a cobertura do líbero.
O motivo da alteração tática é a necessidade que o São Paulo tem de vencer hoje. No primeiro jogo da decisão da Libertadores, há uma semana, em Buenos Aires, o Vélez Sarsfield venceu por 1 a 0.
Para conquistar o título, o São Paulo precisa ganhar hoje por dois gols de diferença, no mínimo. Se conseguir uma vitória por um gol de vantagem, a competição será decidida nos pênaltis. O Vélez será campeão com um empate.
O São Paulo briga pelo tricampeonato da Libertadores (título inédito para o futebol brasileiro).
Com o avanço de Válber, Telê busca um triplo objetivo: primeiro, ter mais um homem para marcar o meio-campo adversário, sufocando o time argentino em seu campo; segundo, liberar o meia Palhinha para jogar mais perto dos atacantes Euller e Muller; e terceiro, melhorar o aproveitamento do São Paulo nos passes –ponto fraco nas últimas partidas.
No primeiro jogo contra o Vélez, o time errou 25% dos passes. Na Copa dos EUA, o índice médio de erros foi de 18%.
No coletivo de ontem, no Morumbi, o time titular usou o novo esquema e derrotou o reserva por 5 a 3. A criação da maior parte das jogadas ficou a cargo de Válber.
Segundo Telê Santana, o São Paulo começará a partida de hoje no 3-5-2, variando para o 4-4-2 no decorrer da partida. Os jogadores, porém, afirmaram que o novo esquema será usado desde o início.
Na TVGlobo, 22h20, ao vivo, menos para a cidade de São Paulo

Próximo Texto: Novo esquema fragiliza defesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.