São Paulo, quinta-feira, 1 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula defende ações antiinflação

EUMANO SILVA
ENVIADO ESPECIAL A ITABIRA (MG)

O candidato do PT a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, disse ontem que concorda com a proposta de realizar ainda este ano uma reforma fiscal que permita um ajuste do Plano Real.
"O PT tem a obrigação moral de votar a favor de qualquer coisa para evitar que a inflação volte a crescer", afirmou Lula, em entrevista concedida na saída de Itabira (110 km de Belo Horizonte).
O objetivo do petista é rebater as acusações de seu adversário, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de que o PT torce para que a inflação aumente outra vez.
Pela versão dos tucanos, o petista quer que o Plano Real fracasse para que FHC não possa capitalizar eleitoralmente seus resultados.
A proposta de apresentar emendas constitucionais após a realização do primeiro turno da eleição presidencial foi feita anteontem pelo líder do governo na Câmara, Luiz Carlos Santos (PMDB-SP).
Santos disse que o governo pretende enviar ao Congresso projetos de emendas constitucionais para fazer reformas fiscal e na Previdência Social. Também haveria emendas que permitissem a flexibilização dos monopólios estatais.
Lula é favorável somente à reforma fiscal. Quanto às mudanças na Previdência, Lula afirma que suas propostas são muito diferentes das defendidas pelo governo. O PT é favorável à manutenção dos momonopólios estatais nos setores de petróleo e telecomunicações.
Lula criticou os deputados federais do partido que reclamam maior participação na campanha. "Eles têm de fazer menos reuniões e trabalhar mais na campanha".
Ontem o candidato visitou as cidades mineiras de Itabira, João Monlevade e Ipatinga. O PT tem tradição eleitoral nessas cidades. Lula quer evitar a perda de votos para FHC na região, onde o movimento sindical dos metalúrgicos sempre foi ligado a seu partido.
Em Itabira, Lula e comitiva almoçaram no restaurante da Companhia Vale do Rio Doce, a convite da diretoria da empresa. O vice-presidente da empresa, Anastácio Fernandes, disse que qualquer presidenciável que visitar a Vale será recebido da mesma maneira.

Texto Anterior: Meninos, Ordem na Pensão!
Próximo Texto: PRN indica advogado à Presidência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.