São Paulo, quinta-feira, 1 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra exibe clássicos do 'cinema-lixo'

DA REPORTAGEM LOCAL

Os amantes do lixo, do sangue e da pancadaria vão se infiltrar em um reduto dos amantes do filmes "cabeça": a Mostra Banco Nacional de Cinema reservou dois eventos paralelos especialmente para essas pérolas, os chamados "filmes B" ou "trash movies" (cinema-lixo).
As mostras são a Roger Corman e a Estação Cult.
A Mostra Banco Nacional de Cinema começa amanhã no Rio de Janeiro e na próxima terça-feira em São Paulo.
Para acompanhar as duas exibições é preciso saber inglês. Todos os filmes serão exibidos em versão original, sem legendas.
A Estação Cult fica em cartaz na Sala Cinemateca (Rua Fradique Coutinho, 361, tel. 881-6542).
A Roger Corman fica na Sala Cinemateca e tem algumas sessões na Sala Um do Espaço Banco Nacional de Cinema (R. Augusta, 1475, Cerqueira César; tel. 288-6780).
O cardápio do Estação Cult é variado. Em cartaz, vários clássicos do cinema B.
Eles estão divididos em terror clássico, ficção científica, ficção científica japonesa, filmes do mestre do terror Edward Wood, heróis (como "Hércules no Mundo Mal-Assombrado"), monstros, anticomunismo, sexo bizarro e adolescentes malucos –com sexo, drogas e rock'n'roll.
No meio de tantos filmes, dá para garimpar verdadeiros clássicos do gênero (leia textos abaixo).
A outra mostra é dedicada a Roger Corman, ídolo dos admiradores de filmes B. Entre os filmes dele estão ficções científicas como "A Guerra dos Satélites" e terror como "Um Balde de Sangue".
Quem quiser conhecer a carreira de Corman não pode perder a mostra. Seus filmes são muito difíceis de encontrar.
Alguns, como "Castelo Assassino", "Frankenstein –O Terror das Trevas", e "A Lei dos Brutos", estão disponíveis em vídeo, mas encontrá-los nas locadoras exige uma trabalhosa pesquisa.

Texto Anterior: Maratona de cinema no Rio começa hoje
Próximo Texto: PROGRAMAÇÃO DAS MOSTRAS ESTAÇÃO CULT E ROGER CORMAN
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.