São Paulo, quinta-feira, 1 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio-Santos tem safári ecologicamente correto

Hotel Portobello (RJ) abriga mais de 500 animais

LUIZ CAVERSAN
DIRETOR DA SUCURSAL DO RIO

Imagine um imenso parque ecológico com riachos, montanhas e animais. Agora imagine os animais soltos, próximos de você, para serem fotografados ou observados.
Uma cena como esta só era possível mesmo na África. Mas desde julho último, o viajante ecológico poderá desfrutar da companhia de mais de 500 bichos numa reserva criada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
O safári do hotel Portobello –km 47 da Rio-Santos, em Mangaratiba– tem mesmo esta intenção: fazer de conta que a África é aqui e propiciar a seus hóspedes atrativos inéditos.
O Portobello fica à beira-mar e a fazenda em que o safári foi implantado é separada do hotel apenas pela rodovia. Uma passagem subterrânea liga a fazenda ao hotel.
São, no total, 26 mil m2 de área, abrigando mais de 500 animais de 25 espécies, 15 delas de origem africana.
Entre os mamíferos, destaque para as zebras, os "waterbucks" (tipo de antílope), veados, cervos, lhamas e macacos. Cisnes, papagaios, periquitos, emas, marrecos, tucanos e araras são as aves.
A idéia de criar um safári nos moldes africanos surgiu do empresário Carlos Jardim Borges a partir de uma visita sua à África do Sul, há cinco anos.
"Foi lá que tive a idéia de criar uma atração ecologicamente correta para o hotel", diz. A convivência de Borges com animais selvagens vem desde o tempo em que ele frequentava o Pantanal Mato-Grossense.
Para cuidar dos animais profissionalmente, ele recrutou a bióloga Márcia Mocelin e a veterinária Laís Baganha. Ambas são responsáveis pelo acompanhamento da vida dos bichos no seu hábitat e também servem de guia.
Os passeios pelo parque ocorrem em dois jipes bem típicos para este fim. São dois Land-Rover dos quais é possível praticamente tocar nos animais.
O empreendimento é considerado um êxito por Jardim. "Agora o hotel não tem só a praia, mas todo um parque cheio de animais".
Se depender apenas da vontade de Jardim, em breve a fauna do Portobello crescerá em quantidade e qualidade. Já há planos para a importação de flamingos, girafas, bambis, cangurus e impalas.

Texto Anterior: Comércio de Assunção tem bons preços
Próximo Texto: Atividades náuticas divertem hóspedes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.