São Paulo, sexta-feira, 2 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ar poluído pode causar morte

DA REPORTAGEM LOCAL E DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Quando a poluição atinge 500 miligramas de poluentes por metro cúbico de ar, o ar está tão poluído que pode precipitar a morte de pessoas doentes ou idosas (veja quadro acima).
A Cetesb tem uma série de medidas que podem ser adotadas em caso de estado de emergência para baixar a poluição de imediato.
Se o principal poluente for a poeira (como em Cubatão), as indústrias que emitem material particulado devem parar até a volta dos limites aceitáveis de poluição.
A utilização de carros-pipa para "simular" chuva também é um recurso comum e de efeito rápido para assentar a poeira no chão.
Entre 84 e 91, a Cetesb registrou 46 estados de alerta e 3 situações de emergência no pólo industrial de Cubatão.
Na década de 80, Cubatão ficou conhecida como a mais poluída do mundo. Em 83, a Cetesb implantou na cidade o Programa de Recuperação da Qualidade Ambiental.
O trabalho consistiu em controlar as 320 fontes poluidoras detectadas na época. Hoje, 290 fontes poluidoras estão controladas.
Em 84, o total de material particulado (poeira) despejada na atmosfera pelas indústrias foi de 86.359 toneladas. Em 93, foram 31.546 toneladas.

Texto Anterior: SP entra em estado de atenção
Próximo Texto: Fulgêncio Batista tomou todas no Carnaval
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.