São Paulo, sexta-feira, 2 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tarifas de eletrônicos e carros devem cair

LILIANA LAVORATTI; VIVALDO DE SOUSA; LUCAS FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, disse ontem que até o final deste mês o governo deve anunciar redução das alíquotas do Imposto de Importação de diversos produtos.
A lista de produtos que terão suas alíquotas de importação reduzidas deve incluir eletroeletrônicos, automóveis e linha branca (geladeiras, fogões etc).
"Vou abrir importações porque, se o sujeito tentar aumentar o preço, quebra a cara", disse Ricupero.
A área técnica já preparou várias portarias reduzindo as alíquotas, mas Ricupero ainda aguarda alguns dados para decidir quais produtos serão incluídos na medida.
A equipe econômica avalia que é necessário aumentar a concorrência no setor de aparelhos de som. Hoje, o Imposto de Importação está em 30% para som e imagem e em 35% para televisão.
Para a Fazenda, as alíquotas podem ser reduzidas até 2% porque há produtos similares no mercado nacional.
Com esta redução, o governo espera forçar as empresas a não concederam ganhos reais de salários.
A prioridade do governo é reduzir o Imposto de Importação dos setores que repassarem para seus preços os reajustes salariais concedidos fora da data-base ou que estejam praticando aumento abusivo de preços.
Trigo
O ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, anunciou ontem ainda a decisão de adiar para 15 de outubro a elevação de 10% para 20% da alíquota de importação de trigo.
Uma portaria do Ministério da Fazenda, assinada em maio, previa a elevação do imposto no período de safra, que vai de 1º de setembro a 31 de janeiro.
A Fazenda, no entanto, decidou ceder aos apelos da indústria moageira, que esteve reunida anteontem com o assessor especial para preços do Ministério da Fazenda, José Milton Dallari.
Segundo o ministro Rubens Ricupero, caso a alteração da alíquoa ocorresse agora, haveria um aumento de 10% nos preços do produto.
Nos últimos 12 meses, o Brasil importou 5,2 toneladas de trigo, enquanto o consumo anual médio é de 7,2 toneladas.

Texto Anterior: VAIVÉM DAS COMMODITIES
Próximo Texto: Telefone informará os menores preços
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.