São Paulo, sexta-feira, 2 de setembro de 1994
Próximo Texto | Índice

David Sims celebra antiglamour na moda

EVA JOORY
DA REPORTAGEM LOCAL

David Sims celebra o não-glamour na moda
Fotógrafo inglês foi o precursor do movimento naturalista dos anos 90
Eleito pela revista "The Face" de agosto o terceiro fotógrafo mais poderoso do mundo fashion, o inglês David Sims, 27, é o responsável por muitas das imagens de moda mais memoráveis dos anos 90.
Ao lado de nomes como Corinne Day, Mario Sorrenti e Juergen Teller, Sims inaugurou a era da fotografia naturalista, na qual os assuntos são mais importantes do que o domínio da técnica.
Foi graças ao movimento naturalista que o fenômeno das "waifs" (modelos magras com cara de meninas) -com Kate Moss à frente- emplacou nas páginas de moda de todo o mundo.
Por realista, entenda-se um olhar mais atento à uma beleza pura e simples, deixando de lado a superficialidade imposta pelo mundo da moda.
Folha - Você vem de uma geração que mudou as velhas fórmulas e conceitos da fotografia de moda. O que o fez mudar?
David Sims - Qualquer geração deveria criar mudanças. A necessidade e habilidade de criar essas mudanças geralmente vêm com uma negação saudável do estilo e das mudanças feitas pela geração anterior. Tenho certeza que pessoas mais jovens do que eu já acham meu trabalho insuportável.
Folha - Por que você acha que os fotógrafos de moda e seus trabalhos se tornaram tão populares nos anos 90? Você gosta dessa popularidade?
Sims - Não estou bem certo de que apenas os fotógrafos de moda se tornaram populares e isto não me afeta. A indústria ganhou muito mais atenção por causa do mito das supermodelos. A indústria da moda virou notícia.
Folha - Quais as mudanças fundamentais na fotografia de moda desde os anos 50?
David Sims - Muita coisa mudou. Hoje temos um mercado diferente. A fotografia de moda hoje atinge um público muito maior. Acho que agora temos muito mais variedade.
Folha - Qual a sua modelo preferida?
Sims - Minha favorita é Emma Balfour, minha namorada. Eu nunca me canso de fotografá-la.
Folha - O que mais você gosta numa modelo?
Sims - Para ser honesto, uma modelo tem que ser bonita, mas se ela não entender o que você está tentando fazer, a coisa fica difícil. É por isso que Linda Evangelista é sensacional. Ela tem uma cabeça boa e se importa com seu trabalho.
Folha - O fotógrafo Nick Knight considera muito difícil trabalhar com moda por muito tempo. Você concorda?
Sims - Sim. Imagino que fotografando muita moda, qualquer um se cansa; a vida oferece várias outras oportunidades e a boa fotografia sempre vai existir em qualquer lugar. É uma bobagem ignorar isso, apesar de eu achar que as pessoas devem se concentrar e dominar um assunto de cada vez.
Folha - Você acha que a fotografia de moda deve sempre estar à frente de seu tempo?
Sims - Não acredito que algo que seja bom, não esteja à frente do seu tempo. As pessoas são muito lentas para perceber novidades e todos nós podemos ser pouco receptivos. Para mim, o critério mais importante é saber se o fotógrafo está sendo sincero.
Folha - Que tipo de fotos você mais gosta de fazer? Há algum estilo que mais se identifique?
Sims - Não é muito fácil dizer exatamente que tipo de fotografia eu gosto de fazer. Pessoas são meus temas favoritos, mas gosto muito de paisagens, apesar de não ser muito bom nisso. Não gosto de repetir imagens, gosto de coisas realmente novas. Gosto de ser lembrado como um bom fotógrafo que é capaz de ser sincero e mesmo assim trabalhar com moda.
Folha - Como você começou?
Sims - Comecei como assistente, aos 17 anos. Consegui o emprego por acaso. Eu queria ser desenhista de histórias em quadrinhos.
Folha - Quais foram suas primeiras influências?
Sims - Quando comecei a fotografar seriamente, fui infuenciado pelos americanos Larrry Clark e Richard Avedon.
Folha - Quem você admira?
Sims - Eu gosto de muitos fotógrafos hoje em dia, mas não necessariamente de moda. Há muitas pessoas que eu poderia mencionar, mas o primeiro nome que vem a cabeça é Nigel Shaffran, um fotógrafo inglês.
Folha - Você tem outras áreas de interesse?
Sims - Eu gosto muito de usar a fotografia para expressar idéias. Gostaria de fotografar muitas outras coisas, mas ainda não tive tempo de pensar em quais.
Folha - Quais são seus próximos projetos?
Sims - No momento estou montando minha exposição (inaugurada hoje) aqui em Londres, o que me tomou muito tempo. Depois disso, quero viajar um pouco e descansar.
Folha - Você gosta de ser rotulado de fotógrafo realista ou naturalista, ou isto te incomoda?
Sims - Meu trabalho é guiado pela fantasia e não acho que rótulos sejam tentadores. Poderia ter sido chamado de algo pior do que fotógrafo realista.

Próximo Texto: Novos se impõem na era da estética despojada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.