São Paulo, sexta-feira, 2 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quatro garotas se lançam no Sushi Mar

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O restaurante Sushi Mar, franquia de um homônimo carioca, está se virando bem em seus dois primeiros meses de vila Madalena.
Suas proprietárias são quatro garotas paulistanas, Isabel Pereira de Queiroz, 21, Ana Paula Gama, 23, e as irmãs Patrícia, 25, e Gabriela Gibrail, 28. Elas tinham em comum o fato de frequentarem a carioca de Paraty –onde o Sushi Mar nasceu em 1989. De lá para cá, a casa abriu três endereços no Rio, na mão de três sócias mais o sushiman japonês Hiro.
Seu nome é Carlos Goulart. Nascido há 34 anos em Londrina (PR), Carlos está há 17 anos em restaurantes desta especialidade. Ele vem do Sushiyassu Paulista, onde esteve quatro anos e meio.
No Sushi Mar, são as preparações de Carlos as principais atrações. As enormes barcas de madeira trazem sashimis, sushis, makimonos (bolinho de arroz e recheios enrolados com alga), e podem ser acrescidas de tempura (camarão e legumes empanados) e macarrão (yakissoba).
Pode acontecer de os sashimis –de atum, de salmão ou outros peixes do dia– chegarem à mesa em temperaturas diferentes, mas os cortes costumam ser regulares e a matéria-prima, fresca. Os sushis são bem montados, às vezes com muita raiz-forte, mas consistentes.
Os makimonos têm combinações interessantes, como recheios de atum, siri, pepino e ova de peixe-voador, camarão empanado (quente), ou a versão (califórnia especial) com pepino, siri, abacate e ovas de peixe-voador.
No capítulo do fogo há decepções. O tempura, embora firme, deveria ser mais seco por fora; o teppan de frutos do mar (na chapa), pelo menos em uma noite, pareceu ser uma fritura grosseira com muito óleo e excesso de sal. É onde mais ajustes são requeridos no jovem Sushi Mar, que também tem boa estrutura para entrega em domicílio.

Texto Anterior: Lulu Santos canta sucessos sem gorduras
Próximo Texto: Judeus festejam mais um Rosh Hashaná
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.