São Paulo, sábado, 3 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ricupero diz ajudar FHC, esconder inflação e confessa não ter escrúpulo

DA REPORTAGEM LOCAL E DA AGÊNCIA FOLHA

O ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, disse não ter escrúpulos de esconder o índice da inflação quando a taxa é desfavorável ao governo.
"Eu não tenho escrúpulos. O que é bom a gente fatura; o que é ruim, esconde", disse ele a respeito do IPC-r, o índice que reajusta os salários.
A declaração do ministro foi feita durante uma conversa reservada com o repórter Carlos Monforte, da Rede Globo, em Brasília.
A conversa ocorreu por volta das 20h30 de anteontem. Monforte e Ricupero aguardavam o horário de gravar uma entrevista.
A conversa foi captada por telespectadores que utilizam antenas parabólicas. A Folha obteve duas fitas gravadas com o diálogo. Uma fita veio de Curitiba (PR) e outra de São Paulo (SP).
O ministro também revelou estar utilizando a TV Globo para fazer campanha a favor do candidato a presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
"Para a Rede Globo foi um achado", disse o ministro. "Em vez de terem que dar apoio ostensivo a ele (FHC), botam a mim no ar e ninguém pode dizer nada."
Ricupero deu entrevistas para o "Jornal Nacional" e "Jornal da Globo" anteontem. Disse que estaria "disponível" para aparecer em outros programas.
'Fantástico'
"Se quiser, nesse fim-de-semana podia ver o negócio do 'Fantástico'. Posso gravar também, se quiser alguma coisa eu estou à disposição", disse Ricupero.
O ministro foi indagado se ficaria no cargo num eventual governo de FHC. Disse não se preocupar com a questão. Quando perguntado se gostaria de ser o embaixador do país em Roma, na Itália, disse:
"Para mim seria melhor, porque assim eu descanso e tal."
Mas Ricupero acredita que, numa eventual vitória tucana, FHC teria dificuldade em não convidá-lo para o próximo ministério. "O problema vai ser ele explicar não me convidar", disse.
Ao comentar a alta do IPC-r –que foi de 11,87% em dois meses do Plano Real–, o ministro disse que o IBGE "é um covil do PT". O IBGE é o instituto que calcula o IPC-r para o governo.
Ricupero disse que vai tentar conter a alta de preços com "uma pancada". A "pancada" seria a liberação de importação para "tudo quanto é bem de consumo".
Para explicar a sua estratégia, o ministro criticou os empresários brasileiros: "Porque é o único jeito que você tem de garantir que não vai faltar produto (...) Porque 'tá jogando aí com bandidos (...) É tudo bandido."
Sobre suas críticas recentes ao PSDB, Ricupero disse que elas ocorreram por causa das declarações do diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central, o economista Gustavo Franco.
"Para mostrar absoluta isenção, eu dou um cacete nele (...). O problema é que meus assessores são todos do PSDB", disse.
Essa foi a segunda vez que uma conversa privada de bastidores da Rede Globo foi captada por usuários de antenas parabólicas.
A primeira vez ocorreu durante a Copa do Mundo, quando o locutor Galvão Bueno fez críticas ao ex-jogador (hoje comentarista esportivo) Pelé.
Anteontem, depois das declarações do ministro terem sido captadas por usuários de antenas parabólicas, a apresentadora Lilian Witte Fibe, da TV Globo, disse que a emissora "não apóia nenhuma candidatura".
Colaborou a Redação
LEIA MAIS
Sobre Ricupero à pág. Esp. 3

Texto Anterior: FHC diz que votaria em Lula
Próximo Texto: Um escândalo real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.