São Paulo, sábado, 3 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conselho de Entorpecentes aprova troca de seringas usadas por novas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Confen (Conselho Federal de Entorpecentes) aprovou ontem a troca de seringas usadas por novas em postos montados pelo Ministério da Saúde em três cidades brasileiras.
A troca de seringas faz parte de um projeto de combate e prevenção à Aids e a doenças sexualmente transmissíveis. O custo total do projeto é de US$ 6 milhões, financiados pelas Nações Unidas.
Para iniciar a troca de seringas, o Ministério da Saúde aguarda um parecer favorável da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e da Procuradoria Geral da República, que foram consultados sobre a questão.
Está prevista ainda a distribuição de 7,5 milhões de preservativos nos próximos três anos.
Amostragem
O projeto-piloto vai se iniciar por Ribeirão Preto (SP), Florianópolis (SC) e Salvador (BA).
A previsão é de que até o final do ano sejam incluídas as cidades de Campo Grande (MS), Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Itajaí (SC).
As cidades foram escolhidas a partir de uma amostragem do Ministério da Saúde com a incidência de contaminação por drogas em 20 capitais e municípios brasileiros.
A experiência de troca de seringas usadas foi bem sucedida em países da Europa e nos EUA.
Pesquisas feitas na França, Suíça, Suécia e Austrália mostram que a facilidade de acesso às seringas e agulha não levou a um aumento do uso de drogas injetáveis.

Texto Anterior: Justiça intima 86 cinemas de SP a manter exibição de propagandas
Próximo Texto: Advogada é acusada de tráfico de droga no edifício em que é síndica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.