São Paulo, sábado, 3 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cubanos devem aportar em Santos

PAULO HENRIQUE BRAGA
DA REDAÇÃO

Um navio de carga que resgatou seis refugiados cubanos que tentavam chegar aos EUA deve aportar em Santos no próximo dia 8.
A informação é de Willian John McLintock, representante da empresa Pandibra, ligada à seguradora do navio libanês Aniara.
A embarcação resgatou os balseiros dia 20 no canal de Iucatán, entre Cuba e México.
McLintock disse que os refugiados estavam no mar havia 11 dias quando foram encontrados pelo Aniara.
Os seis balseiros são remanescentes do grupo de oito que deixou Cuba. Dois deles –uma criança de sete anos e um homem de 25, não identificados– foram mortos em ataques de tubarões.
No grupo há uma mulher de 18 anos, grávida de quatro meses.
Todos são provenientes da localidade de Pinar del Rio, no extremo oeste do país, a 145 km da capital, Havana.
Um deles disse ontem que o grupo só permanecerá em Salvador até conseguir o dinheiro necessário para seguir até Miami.
McLintock disse que os refugiados não devem ficar no Brasil. A informação foi dada a ele pela seguradora do navio, a empresa norueguesa Skuld.
Segundo ele, o grupo permanecerá a bordo e seguirá com o barco para os Estados Unidos. Alguns deles teriam parentes no país.
A chegada do Aniara a Santos (São Paulo) está prevista para a noite de quinta-feira.
Se a continuação da viagem até os EUA for mesmo confirmada, o destino do grupo deve ser a base militar de Guantánamo, mantida pelos EUA em Cuba.
O governo norte-americano decidiu não dar mais asilo aos cubanos que chegam em precárias embarcações à costa da Flórida após aumento do fluxo de refugiados, no início do mês.
Os cubanos chegaram ao navio bastante fracos e com queimaduras. Foram tratados com medicamentos e receberam água, comida e roupas dos tripulantes do Aniara.
"No navio, eles devem estar mais confortáveis do que nos últimos 20 anos", disse McLintock.
Colaborou a Agência Folha em Salvador

Texto Anterior: Livro traz juventude de Mitterrand; Secretária recebe US$ 7 mi na Justiça; Argentina pode ter novo atentado hoje; Susana participa de protesto no Peru; Vacina da pólio pode servir contra Aids; Espaçonave russa se acopla à estação Mir
Próximo Texto: Negociações em Nova York geram protesto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.