São Paulo, domingo, 4 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mestre ainda não viu o filme

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O lama Chagdud Tulku Rimpochê, 64, disse que não viu o filme "Pequeno Buda" por falta de oportunidade, mas ainda pretende assistir.
Na pequena cidade da Califórnia (Trinid Alpes), onde vive o lama, o filme não foi exibido.
Mas Rimpochê conhece um pouco da história do filme. "Algumas pessoas falaram que o filme é muito bom, mas que deveria ter mais explicações", disse.
O filme "Pequeno Buda", de Bernardo Bertolluci, conta a história do garoto norte-americano Jesse Koyrad (Alex Wiesendager).
Ele é descoberto em Seattle (EUA) por monges do Butão como sendo a reencarnação do lama Dorie, um líder espiritual budista.
Bertollucci não se limita apenas a esta história contemporânea. Ele narra como fábula juvenil a vida do príncipe Siddharta Gautama, o Buda (Keanu Reeves).
Os monges budistas têm de convencer os pais de Jesse, um engenheiro (Chris Isaak) e uma professora (Bridget Fonda), de que o garoto é a encarnação do lama Dorie.
Diante do casal, os monges, guiados por um lama (Ying Ruocheng), convencem os pais e levam o Jesse. No Tibete, ele vai aprender os ensinamentos budistas.
O diretor italino criou um filme com tema "espiritual" e nele tenta promover o encontro entre as culturas ocidental e oriental.
(PP)

Texto Anterior: Descoberta aconteceu cedo
Próximo Texto: Sacerdote dá curso e palestra em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.