São Paulo, domingo, 4 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA e Cuba retomam negociações

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As delegações de Cuba e dos Estados Unidos que discutem em Nova York uma solução para a crise de refugiados iniciada no mês passado devem retomar negociações hoje à tarde.
O início da reunião está previsto para as 14h (15h em Brasília). O grupo esteve reunido por mais de oito horas anteontem.
O porta-voz do Departamento de Estado, David Johnson, disse que o principal ponto discutido foi aumento da imigração legal de cubanos para os EUA.
Segundo informação publicada ontem pelo jornal "The Washington Post", o governo norte-americano teria feito uma proposta por escrito à delegação cubana.
Em troca do aumento da imigração legal, os EUA exigiriam de Fidel Castro que volte a restringir a saída de cubanos da ilha.
Segundo o "Post", os representantes de Cuba fariam ontem consultas para dar hoje uma resposta.
Um informe do Instituto de Investigação para a Defesa Nacional afirma que Cuba viverá uma "crise incontrolada", a não ser que seja solucionado o problema de falta de combustível, causado pelo embargo econômico, e ocorram reformas econômicas internas.
A Guarda Costeira recolheu na sexta-feira 1.271 refugiados que tentavam chegar aos EUA em embarcações precárias.
O número total de fugitivos de Cuba neste ano ultrapassa 28 mil. Todos estão sendo levados para a base militar de Guantánamo, controlada pelos EUA em Cuba.
EUA e Panamá acertaram ontem que cerca de 10 mil refugiados poderão ir para bases americanas no Canal do Panamá.

Texto Anterior: Prossegue fuga de crianças
Próximo Texto: Advogado faz cruzada para salvar o Taj Mahal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.