São Paulo, domingo, 4 de setembro de 1994
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"MTV nunca revelou artistas nacionais"

GIL LOPES
ESPECIAL PARA O TV FOLHA

O artigo publicado em 28 de agosto no TV Folha sobre a situação dos clips nacionais e que teve a participação da diretora de criação da MTV, Cali Cohen, merece considerações.
A MTV no Brasil, como de resto em todo o mundo, exibe e divulga a produção norte-americana que lidera o mercado mundial, e complementa sua programação com prioridades da indústria fonográfica local.
O mercado americano tem mais de 32% do total mundial e é 20 vezes maior que o nosso. Tem capacidade de produção e distribuição inigualáveis.
A maior contribuição da MTV no Brasil tem sido a de abrir uma janela para a vanguarda da produção audiovisual de massa. Além disso a MTV detonou a necessidade de se organizar melhor a produção de imagens da música brasileira.
A questão é se será possível ampliar a produção nacional de forma a garantir proporcionalidade frente ao que vem de fora.
A ausência de clips nacionais na MTV não decorre da falta de consciência das gravadoras brasileiras. Antes disso, a MTV é o resultado de uma política de distribuição internacional da indústria fonográfica.
Nossa capacidade de produção de clips é enorme. A desmobilização da indústria cinematográfica gerou excedente importante, o mercado publicitário e de TV garantem mão-de-obra e equipamento.
A MTV Brasil nunca foi capaz de revelar nenhum destaque nacional, apesar de ter chegado aqui no apogeu do pop rock nacional dos anos 80.
Não contribuiu também para consolidar artistas locais consagrados pois sua programação exclui produtos nacionais.
Assim, temos a produção de clips marginalizada. As produtoras agonizam e dependem exclusivamente de verbas das gravadoras. Nenhum caminho foi desenvolvido como alternativa de consolidação. A MTV não tem proposta para a questão, nem se acha obrigada.
São no mínimo injustas as críticas com relação a qualidade dos clips nacionais no contexto MTV. Os clips têm qualidade em geral tão alta quanto a da média apresentada.

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