São Paulo, domingo, 4 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Final será diferente do livro

ANNETTE SCHWARTSMAN
EDITORA DO TV FOLHA

O final da novela "Éramos Seis" poderá surpreender os telespectadores que leram o livro. Diferente do que ocorre no romance de Maria José Dupret, alguns dramas da história serão amenizados pelo autor da adaptação televisiva, Rubens Ewald Filho.
A principal mudança será o final feliz que Ewald reserva à sofredora Clotilde (Jussara Feire). Se no livro ela acaba solteirona, agora terá um destino mais feliz.
O casamento de Almeida (Paulo Figueiredo) com Marta (Rosaly Papadopol) vai terminar e ele acabará voltando para Clotilde.
"Ainda vai demorar um pouquinho, mas a idéia é fazê-los retornar", revela o autor. "Já que Lola termina tão mal, pelo menos Clotilde encontrará a felicidade", promete. Outro casamento que corre o risco de acabar na terceira fase da trama é o de Julinho (Leonardo Brício) e Maria Laura (Luciene Adami). "É quase certo", diz Ewald.
Além das alterações ditadas pela reação do público, Ewald também tem de lidar com necessidades do SBT.
Um exemplo: Luciana Braga, a Maria Isabel da novela, deve protagonizar a próxima produção da emissora, "As Pupilas do Senhor Reitor". Por isso, o autor precisa criar um final prematuro para sua personagem –e outras relacionadas à ela.
O público infantil também impõe algumas regras. "Procuro escrever de forma que as crianças possam assistir e não desmanchar fantasias como a existência de Papai Noel ou a origem dos bebês", diz Ewald.
Para ele, isso não significa que a novela seja démodé. "A trama é ambientada em um período mais ingênuo e tento ver com os olhos dessa época. Mas é claro que escrevo para o público de hoje. O que faço é colorir os dramas", diz.

Texto Anterior: Tarcísio Filho dá o tom certo
Próximo Texto: Adélia Prado no "Roda Viva"; Rock nacional no "Som Brasil"; Bandeirantes mostra Supercopa; "Ensaio" inédito com Chico Buarque; MTV exibe VMAS ao vivo; Especial sobre a percussão; A história dos Rolling Stones; Homenagem a Chopin
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.