São Paulo, domingo, 4 de setembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Vela deve ser trocada até15 mil km

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Vela é trocada até 15 mil km
As velas devem ser trocadas entre 10 mil e 15 mil km em carros e entre 3.000 e 5.000 km em motos. Não devem ser recondicionadas e o jogo precisa ser substituído por completo.
A escolha da vela de ignição e o ajuste da folga devem ser feitas de acordo com as especificações do fabricante do motor (consulte o manual do proprietário).
Eduardo Teruo Yokogawa, da assistência técnica da NGK, fabricante de velas, esclarece que, para uma perfeita instalação, a vela deve ser apertada com a mão até que a gacheta (arruela de vedação) encoste no cabeçote.
Em seguida deve ser apertada com uma chave adequada, aplicando força especificada no manual.
Yokogawa informa que a falta de aperto pode causar a pré-ignição (bater pino) e o aperto excessivo pode danificar a rosca do cabeçote e da vela de ignição.
A chave deve ser posicionada corretamente para evitar possíveis danos à rosca ou a quebra do isolamento, diz Yokogawa.
A vela é uma das peças que está ligada diretamente à combustão do motor. Portanto, baseado no aspecto do eletrodo, é possível determinar a condição de trabalho do motor (veja quadro abaixo).
O ideal é verificar as condições de queima da vela a cada seis meses ou a cada 6.000 km.
O jogo de velas (quatro unidades) custa em média R$ 12 nas lojas de autopeças.
As velas são classificadas de acordo com seu regime de temperatura em que trabalham. Existem velas do tipo quente e frio.
A vela quente é utilizada nos carros que trafegam mais em circuito urbano.
A vela fria, que dissipa melhor o calor, é usada principalmente em carros de competição. É mais apropriada para motores de alto desempenho, como aqueles equipados com turbocompressor.

Texto Anterior: Motul tem linha completa de óleo; Aparelho da Pioneer opera até 100 CDs; Overall aceita encomenda por fax
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.