São Paulo, segunda-feira, 5 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Advogados discutem ética e agilização da Justiça

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA E DA REPORTAGEM LOCAL

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) iniciou ontem sua 15ª Conferência Nacional, em Foz do Iguaçu (PR). Até dia 8, entre 3.000 a 4.000 advogados são esperados para debater o tema "Ética, Democracia e Justiça".
Francisco Acciolly, presidente da seção Paraná da OAB e organizador do evento, afirmou que esse tema foi escolhido porque o país precisa urgentemente de uma postura mais ética.
Ele disse que é fundamental que se discuta "novos sistemas democráticos" e uma maneira de tornar a Justiça "mais ágil e efetiva".
"A obsolescência da Justiça é uma questão muito grave", declarou Acciolly.
A abertura da 15ª Conferência da OAB, às 21h de ontem, teria participação do procurador-geral da República, Aristides Junqueira, e do presidente nacional da OAB, José Roberto Batocchio.
O jurista Goffredo da Silva Telles, 79, escolhido como primeiro orador, confirmou sua ausência por motivos de saúde.
Mas encaminhou à conferência um ensaio sobre a reforma da Constituição por meio de uma assembléia constituinte exclusiva.
O jurista, ex-professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, afirma que a revisão fracassada deste ano "era inconstitucional".
"Ela só teria razão se o plebiscito de 93 tivesse alterado a forma e o regime de governo", defende.
O painel principal de discussões hoje contará com a presença do presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Luciano Mendes de Almeida.
No dia 8 de setembro, no encerramento dos trabalhos, será divulgada a Carta da Independência, com as principais conclusões dos debates da conferência.

Texto Anterior: Segredo do ofício
Próximo Texto: No ar; Via satélite; Esperando o terremoto; Sem essa; Bola de cristal; Fazendo figa; Audiência fiel; Na prática
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.