São Paulo, segunda-feira, 5 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT usa imagens de Ricupero na TV

CARLOS MAGNO DE NARDI
DA REPORTAGEM LOCAL

O PT usou ontem no horário eleitoral imagens da conversa entre o ex-ministro Rubens Ricupero e o jornalista Carlos Monforte, da Rede Globo, para tentar caracterizar o uso da máquina do governo federal na campanha de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
O programa petista apresentou as declarações de Ricupero sobre a necessidade de só divulgar "o que é bom" e que não tem escrúpulos.
A conversa entre Ricupero e Monforte nos estúdios da Rede Globo foi captada por antenas parabólicas na última quinta-feira.
Durante o programa do PT, uma voz em "off" (sem que o locutor apareça) anunciou que "Ricupero revelou o apoio da Rede Globo de Televisão ao candidato do PSDB".
A fala do locutor precedeu as imagens do ministro dizendo que após a divulgação dos números do IPC-r, de 5,46% em agosto, estava com disposição e tempo para falar no "Fantástico", programa da Globo.
Após a exibição das imagens, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, agradeceu a Deus pela revelação da "maracutaia antes do primeiro turno, ao contrário do que aconteceu em 89".
Para Lula, as declarações mostram que "o governo está brincando com os sentimentos da população".
Os mesmos trechos da entrevista foram repetidos durante o programa do candidato do PT ao governo do Estado, José Dirceu.
O candidato Fernando Henrique Cardoso usou o horário eleitoral gratuito de ontem para rebater críticas de que o governo federal estaria favorecendo sua candidatura.
Segundo o candidato tucano, seus adversários continuam apostando no "quanto pior, melhor". "A vitória do Plano Real vamos conseguir nas urnas", disse.
A legislação eleitoral prevê que apenas o candidato pode aparecer no horário eleitoral e proíbe trucagens técnicas, montagens, imagens externas e uso de computação gráfica.
Depois de assistir ao horário gratuito, o juiz eleitoral Celso José Pimentel decidiu notificar o PT para que explique a veiculação das imagens. Segundo ele, há indícios de irregularidade.
Além de Lula, Orestes Quércia (PMDB), Leonel Brizola (PDT), Esperidião Amin (PPR) e Enéas Carneiro (Prona) também comentaram as declarações de Rubens Ricupero.
Brizola propôs a renúncia do candidato tucano. "Fernando Henrique Cardoso perdeu as condições éticas de ser candidato. O afastamento do candidato é uma necessidade".
Na opinião do ex-governador do Rio, as declarações de Ricupero mostram que a candidatura de Cardoso é "uma montagem, um conluio".

Texto Anterior: Suposições, divagações
Próximo Texto: CUT e FHC vão à Justiça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.