São Paulo, quarta-feira, 7 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula volta a defender frente contra tucano

AMÉRICO MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, propôs ontem uma ação conjunta dos presidenciáveis contra a candidatura de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Segundo a proposta, ele próprio e Leonel Brizola (PDT), Orestes Quércia (PMDB) e Esperidião Amin (PPR) deveriam se reunir com os presidentes da República e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para tentar "impedir o uso da máquina" do governo federal na campanha.
Na avaliação petista, a candidatura de FHC está sendo beneficiada pelo governo. Lula chegou a comparar a campanha brasileira com as antigas eleições no México, que registraram fraudes patrocinadas pelo governo local.
O PT chega até a cogitar a possibilidade de pedir a presença de observadores internacionais para acompanhar o processo eleitoral.
Segundo o petista, na conversa telefônica que manteve anteontem com Brizola, ficou acertado que os advogados do PT e do PDT entrariam com ações distintas na Justiça Eleitoral contra o uso da máquina a favor de FHC.
Lula afirmou ainda que pretende entrar com pedidos de direito de resposta contra cada meio de comunicação que acusá-lo de ser contra o Plano Real, de ser favorável à inflação ou ainda de ser o responsável pela queda do ex-ministro Rubens Ricupero.
A decisão do candidato é uma estratégia do PT para evitar que Fernando Henrique capitalize a queda de Ricupero. O tucano vem fazendo esse tipo de afirmações, para contra-atacar Lula.
Segundo o petista, a pesquisa Datafolha publicada ontem foi "precipitada". Para Lula, ainda não houve tempo para a população absorver os motivos da queda de Ricupero. Até então, ele vinha se recusando a comentar pesquisas eleitorais.

Texto Anterior: Para FHC, Lula hoje é uma 'farsa'
Próximo Texto: Sindicato de São José doa R$ 5 mil ao PT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.