São Paulo, quinta-feira, 8 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar recebe hoje Fujimori, Frei e Menem

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Chegam hoje à cidade os presidentes latino-americanos que participarão, amanhã e sábado, da 8º Cúpula do Grupo do Rio. O presidente Itamar Franco deverá recebê-los.
A chegada do presidente do Peru, Alberto Fujimori, está marcada para as 15h45 de hoje, na Base Aérea do Galeão (Ilha do Governador, zona norte).
O presidente do Chile, Eduardo Frei, deverá chegar às 20h30. O da Argentina, Carlos Menem, marcou sua chegada para as 21h.
Um forte esquema de segurança –formado pelo Exército e polícias federal, militar e civil– foi montado na região do hotel, na Glória, para receber os chefes de Estado.
Durante o dia de hoje, no hotel Glória (zona sul), os chanceleres dos 14 países que formam o Grupo do Rio discutem o documento a ser assinado, no sábado, pelos chefes de Estado.
Os temas principais debatidos se referem a questões ligadas ao desenvolvimento, democracia, tecnologia, direitos humanos, comércio e meio ambiente na região.
Os coordenadores das missões diplomáticas de cada país passaram o dia de ontem discutindo os temas que, hoje, serão analisados pelos chanceleres. A reunião foi fechada aos jornalistas.
O conselheiro do Itamaraty Eduardo Farias disse que o documento não abordará a crise de Cuba e a intervenção no Haiti.
Um dos temas centrais em pauta é a questão do acesso a tecnologias avançadas e a possibilidade de transferência tecnológica de países desenvolvidos para países pobres.
Presidida por Itamar, a cúpula discutirá também propostas a serem levadas para a Conferência das Américas, convocada pelo presidente dos EUA, Bill Clinton.

Texto Anterior: CUT racha na eleição dos condutores de SP
Próximo Texto: EUA buscam apoio à invasão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.