São Paulo, quinta-feira, 8 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe diverge sobre tarifa de importação

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O novo ministro da Fazenda, Ciro Gomes, tomou posse ontem em uma cerimônia breve, enquanto a equipe econômica dava declarações desencontradas quanto à possibilidade de liberação generalizada das alíquotas de importação.
Ciro evitou dar qualquer declaração sobre os próximos passos do governo na área econômica. Contudo, membros da equipe e o ministro Élcio Álvares (Indústria, Comércio e Turismo) entraram em contradição sobre os estudos da Fazenda para baixar as alíquotas de importação.
Ciro foi empossado em menos de três minutos. A única declaração que fez aos jornalistas foi para elogiar o plano de estabilização:
"O Plano Real é a solução definitiva para a estabilização econômica do Brasil e a porta para a construção de um tempo em que os brasileiros que trabalham se sentirão dignificados pela força do seu salário."
Ciro confirmou que a equipe econômica prepara estudos sobre a liberação das alíquotas de importação. Segundo ele, "não há pressa" para definir se a medida será implantada ou não.
O assessor especial para preços, José Milton Dallari, disse que estão adiantados os trabalhos sobre o impacto da queda do Imposto sobre Importações. "Estamos esperando somente uma definição do ministro", afirmou.
Já o secretário de política econômica, Winston Fritsch, negou os estudos sobre liberação de alíquotas. "Não tem nada em estudo. Isso foi uma especulação do ministro Ricupero", disse.
"Este sempre foi um estudo nosso e continua em cogitação", declarou o secretário-executivo da Fazenda, Clóvis Carvalho.
O ministro Élcio Álvares disse que "houve uma relativa estranheza no Ministério da Indústrie e Comércio" com relação à proposta de liberação das alíquotas feita pelo ex-ministro Rubens Ricupero.
Segundo ele, "há muitos empresários sérios neste país" que seriam afetados com uma política de liberação do imposto.
Ciro afirmou que não pretende fazer mudanças na equipe econômica. Disse também que irá se mudar para os Estados Unidos ao final do governo, onde pretende iniciar um curso de pós-graduação.
Ricupero nada disse na cerimônia de posse nem ficou para a sessão de cumprimentos a Ciro.
LEIA MAIS sobre tarifa de importação na pág. 2-5

Texto Anterior: Governo português lembra Tiradentes
Próximo Texto: Ministro participará de reunião anual do FMI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.