São Paulo, quinta-feira, 8 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC cai no Sudeste

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
EDITOR DO PAINEL

Desde o começo da corrida presidencial o eleitorado do Sudeste tem antecipado o desempenho de Fernando Henrique nas pesquisas. Por isso, a queda de quatro pontos percentuais do tucano após o caso Ricupero leva preocupação a seu QG.
No fim de maio, quando FHC tinha apenas 17% das intenções de voto na média nacional, a soma dos Estados do Sudeste (que representa 44,5% do colégio eleitoral) já apontava uma preferência de 20% para o tucano.
Duas semanas após o lançamento do real, em 13 de julho, Fernando Henrique já aparecia com 28% na região –contra uma média de 23% no resto do país. Neste momento, o Sudeste era responsável pela metade dos votos do tucano.
Em 18 de agosto, duas semanas após o início do horário eleitoral, FHC liderava as pesquisas com 41%. No Sudeste ele já chegava a 44% –percentual que só atingiria 15 dias depois na média nacional. Mas àquela altura, os votos da região já haviam caído para 46,5% do total do tucano.
Em 5 de setembro, pela primeira vez a inteção de voto do tucano na região (43%) ficou abaixo de sua média nacional (44%). E seu percentual em relação à votação do resto do país caiu de novo, para 43,5% do total de votos.

Texto Anterior: FHC E SEU PROGRAMA
Próximo Texto: Todos manipulam o fato econômico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.