São Paulo, quinta-feira, 8 de setembro de 1994
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PROJETOS DE INFRA-ESTRUTURA

DE ONDE SAIRÁ O DINHEIRO

AS FONTES OS RECURSOS AS PENDÊNCIAS
. Orçamento federal R$ 15 bilhões Depende de reforma fiscal já em 1995
. Reservas cambiais R$ 20 bilhões É preciso mudar a lei de destinação das reservas
. Iniciativa privada R$ 20 bilhões Estabilidade faria empresas nacionais e estrangeiras investirem
. Vendas de estatais R$ 15 bilhões Privatizar empresas de maior valor em dinheiro vivo
. Venda de ações e R$ 15 bilhões Estrangeiros teriam maior
títulos brasileiros confiança no Brasil
no exterior
. Endividamento R$ 15 bilhões Estabilidade permitiria
externo endividamento de longo prazo

AS PRINCIPAIS OBRAS PROMETIDAS POR FHC

- Ampliar em 8 milhões as linhas telefônicas do país, que hoje são de 12,5 milhões
- Aplicar, no primeiro ano , R$ 3 bilhões na habitação, o que corresponde a cerca de 500 mil casas populares
REGIÃO NORTE
- Priorizar os investimentos em hidrovias, para incentivar a navegação nos rios Amazonas, Madeira, Tapajós, Tocantins e Araguaia
- Construir três portos no Rio Tocantins –Tocantinópoilis, Miracema e Imperatriz; e construir três portos no Rio Araguaia –Cazeara, Conceição do Araguaia e Xambioá
- Estimular a integração com Peru e Venezuela:
a) construção, na BR-174, do trecho Manaus-Boa Vista-fronteira com a Venezuela
b) Construção, na BR-317, do trecho Rio Branco-Assis Brasil –saída para o oceano Pacífico, através do porto de Ilo (Peru)
c) Recuperação de trechos da Transamazônica
d) Recuperação, na BR-319, do trecho Humaitá-Porto Velho
e) Recuperação, na BR-364, do trecho Porto Velho-Rio Branco
f) Recuperação, na BR-210, do trecho Caracarai-Rio Trombetas
g) Recuperação, na BR-153, do trecho Araguaína-divisa de Goiás
h) Recuperação, na BR-364, do trecho Porto Velho-Cuiabá
i) Recuperação, na BR-010, do trecho Açailândia-entreocamento da BR-316
j) Construir a linha de transmissão de alta tensão ao longo da BR-174, para adquirir energia elétrica da Venezuela

REGIÃO NORDESTE
- Recuperar e ampliar a malha ferroviária, fazendo a integração com o sistema de navegação dos rios São Francisco e Tocantins e com os principais portos
a) Construção dos trechos Petrolina-Salgueiro-Missão Velha e Piquete Carneiro-Crateus da ferrovia Transnordestina
b) Implantação do trecho Imperatriz-Estreito da ferrovia Norte-Sul
- Recuperar e ampliar a malha rodoviária
a) Recuperação, na BR-230, do trecho Balsas-Floriano
b) Construção, na BR-226, do trecho Crateus-Currais Novos
c) Recuperação, na BR-020, do trecho Fortaleza-BR-230
d) Recuperação, na BR-101, do trecho Natal-Itabuna e duplicação do Contorno de Recife
e) Recuperação, na BR-230, do trecho João Pessoa-Patos
f) Recuperação, na BR-242, do trecho Salvador-Gurupi
g) Recuperação, na BR-030, do trecho Barra Grande-Carinhanha
h) Recuperação, na BR-324, do trecho Salvador-Feira de Santana
i) Recuperação, na BR-020, do trecho Mimoso-divisa de Goiás
- Priorizar a utilização dos portos de Fortaleza, Recife, Suape e Maceió
- Diversificar a operação do porto de Itaqui (Maranhão)
- Promover a integração energética com países sul-americanos, especialmente a compra de carvão da Venezuela e da Colômbia, gás natural da Venezuela e eventual produção em termelétricas –Itaqui e Suape
- Concluir a hidrelétrica de Xingó
- Irrigar, no primeiro ano de governo, 100 mil hectares de terra

REGIÃO CENTRO-OESTE
- Incentivar projetos rodoviários:
a) Recuperação, na BR-153, do trecho Anápolis-divisa com Tocantins
b) Recuperação, na BR-060, do trecho Brasília-Anápolis e conclusão da duplicação do trecho Anápolis-Goiânia
c) Recuperação, na BR-163, do trecho Alta Floresta-Cuiabá
d) Recuepração, na BR-070, do trecho Cáceres-Cuiabá-Goiânia
e) Pavimentar, na BR-158, o trecho Marabá- Barra do Garça-Jataí
f) Recuperação, nas BRs-040/050, do trecho Brasília-Luziânia-Cristalina
g) Recuperação, na BR-364, do trecho Jataí-Rondonópolis
- Incentivar projetos ferroviários:
a) Implementar os trechos Santa Fé do Sul-Rondonópolis-Cuiabá na Ferronorte
b) Ligação Unai-Formosa da Companhia Vale do Rio Doce
c) Incentivar, com a colaboração dos governos boliviano, chileno e peruano, o sistema ferroviário que permita a saída para o Pacífico
- Construir dois portos no Rio Araguaia –Aruanã (GO) e São Félix do Araguaia (MT)
- Construção do gasoduto Brasil-Bolívia
- Concluir a hidrelétrica de Cachoeira Dourada

REGIÃO SUDESTE
- Revitalização econômica do Rio de Janeiro através da:
a) Dinamização do porto de Sepetiba
b) Consolidação do Teleporto (edifício informatizado com sistema de telecominicações que permite comunicação instantânea internacional)
d) Reativação da indústria naval
- Recuperar a malha rodoviária
a) Construção, na BR-259, do trecho Guanhães-Governador Valadares- Colatina
b) Recuperação, na BR-116, do trecho Governador Valadares-diivisa com Bahia
c)Duplicação, na BR-116, do trecho São Paulo-Registro-divisa com Paraná (Régis Bittencourt)
d) Recuperação, na BR-116, do trecho Rio-São Paulo (Dutra)
e) Duplicação, na BR-381, do trecho São Paulo-Belo Horizonte (Fernão Dias)
f) Recuperação, na BR-101, do trecho Niterói-Campos-Vitória
g) Recuperação, na BR-040, do trecho Rio-Petrópolis-Juiz de Fora-Belo Horizonte
- Incentivo à malha ferroviária:
a) Construção do trecho Unaí-Pirapora da Companhia do Vale do Rio Doce
b) Recuperação da malha Juiz de Fora-São Paulo
- Concluir as hidrelétricas: Rosana, Três Irmãos, Taquaraçu, Porto Primavera, Canoas 1, Canoas 2, Miranda, Nova Ponta, Serra da Mesa e Corumbá 1

REGIÃO SUL
- Recuperar a malha rodoviária:
a) Duplicação, na BR-116, do trecho Curitiba-São Paulo
b)Recuperação, na BR-376, do trecho Curitiba-divisa com Santa Catarina
c) Recuperação, na BR-376, do trecho Curitiba-Ponta Grossa- Apucarana-Londrina
d) Recuperação, na BR-369, do trecho Londrina-Maringá
e) Recuperação, na BR-116, do trecho Curitiba-Caxias do Sul-Porto Alegre- Pelotas
f) Recuperação, na BR-290, do trecho Porto Alegre-Uruguaiana
g) Recuperação, na BR-277, do trecho Paranaguá-Curitiba-Foz do Iguaçú
h) Recuperação, na BR-470, do trecho Blumenau-Itajaí
i) Recuperação, na BR-285, do trecho São Borja-Carazinho
j) Duplicação, na BR-386, do trecho Porto Alegre-Lajeado
l) Duplicação, na BR-101, do trecho Osório-divisa com Paraná
m) Recuperação, na BR-472, do trecho São Borja-Barra da Quaraí
- Inclusão da ferrovia Ferroeste com os projetos de integração do Mercosul
- Ampliar e modernizar os portos de Paranaguá (PR), Itajaí (SC), S. Francisco do Sul (SC) e Rio Grande (RS)
- Duplicar a ligação rodoviária entre São Paulo e Porto Alegre
- Interligar a região ao gasoduto Brasil-Bolívia
- Interligar o sistema elétrico Sul/Sudeste com o Nordeste da Argentina e o Uruguai
- Construir novas termelétricas com a utilização do carvão
- Estender a eletrificação rural a todo o campo

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