São Paulo, quinta-feira, 8 de setembro de 1994
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Congresso prova que turismo é bom negócio

SIMONE GALIB
DA ENVIADA ESPECIAL A PERNAMBUCO

O 22º Congresso Brasileiro das Agências de Viagens (Abav), realizado entre 28 de agosto e dia 1º no Recife, mais uma vez se consolidou como o mais importante evento do setor da América Latina. Lotou a cidade e seus arredores.
Em cinco dias de evento, passaram pelo Centro de Convenções, entre Olinda e Recife, 9.717 pessoas para expor seus produtos e discutir se, afinal, o turismo é ou não um bom negócio para o Brasil.
Ao que tudo indica, sim. O próprio crescimento do congresso revela que o setor vem se profissionalizando a cada dia no país, embora ainda não explore o seu enorme potencial como deveria.
No primeiro congresso, realizado no Recife em 1979, o número de participantes não ultrapassou os 3.500, contra os quase dez mil de agora. A cidade tinha 46 agências de viagens. Hoje são 315.
Além do interesse internacional –os EUA enviaram cerca de cem representantes–, o congresso mostrou que o Nordeste não mede esforços para se consolidar como um importante pólo turístico. O pavilhão, que agrupava os principais Estados da região, foi um dos mais criativos e visitados.
Pernambuco embarcou no clima de euforia. Estimativas previam que o evento deixou um saldo de US$ 10 milhões em hospedagem, alimentação e transporte. E espera mais dividendos a curto prazo. Afinal, congressos anteriores da Abav mostraram que aumentam em até 40% o fluxo turístico na região.(Simone Galib)

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