São Paulo, sexta-feira, 9 de setembro de 1994
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Nestlé negocia compra da Adria

MARISTELA MAFEI
DA REPORTAGEM LOCAL

Um ano depois de incorporar a Tostines, a suíça Nestlé, líder mundial do setor de alimentos, volta às compras de uma grande marca no Brasil.
A empresa finaliza negociações para a compra da Adria junto ao grupo norte-americano Borden, por valores que oscilam entre US$ 90 milhões e US$ 120 milhões.
O banco francês Lazart Frere's, um dos maiores bancos de negócios do mundo, assessora o grupo Borden na negociação.
O consumo de macarrão aumentou cerca de 30% após a entrada em vigor da nova moeda –com isso, as grandes multinacionais de alimentos, que vêem no Brasil um mercado emergente, aceleraram seus planos de ampliar participação no setor.
A Folha apurou que o anúncio da aquisição deverá ser realizado nos próximos 30 dias.
Parmalat, Danone, Quacker e Bunge Brasil também estão interessadas em adquirir empresas de macarrão do grupo Borden. Além da Adria, o Borden é dono da Raineri (Marília, SP) e Paty (RJ).
Ontem não havia diretores na sede da Nestlé, em São Paulo, para falar sobre o assunto.
Francisco Stella Netto, diretor da Adria, informou que o grupo Borden está em processo de reestruturação e saindo de algumas áreas em todo o mundo. "Pode ocorrer que, entre as empresas esteja a Adria, mas não dispomos de informações concretas sobre o assunto", afirmou.
Dono também da Alba-Química/Cascolac, o grupo Borden lidera no mundo todo o segmento de massas.
Na vice-liderança vem a Nestlé, que conquistou a colocação há três anos, ao adquirir a marca Buitoni de macarrão. Com isso, passou a concorrer com a italiana Barrilla no setor de massas finas.
A Adria é líder do setor de massas no Brasil, com cerca de 10% do mercado. A partir da concretização do negócio, a Nestlé –dona da marca Maggi– assume a liderança do setor e passa a responder por aproximadamente 17% do abastecimento de macarrão.
No ranking das maiores aparecem, na sequência, a Petybon, do grupo Bunge Brasil, seguida pela Selmi (Renata) e grupo J. Macedo (Brandini/Premiatta).
A Gessy Lever, que comprou a Cica no início de 93, chegou a iniciar negociações para a compra da Adria, em estratégia denominada internamente de "operação Itália". Cica e Adria têm produtos complementares, associados à cozinha italiana (macarrão mais mais molho de tomate).
Processo de mudança interna levou a Gessy Lever a sair das negociações.
A Nestlé decidiu incrementar aquisições no Brasil em 1992, quando transferiu para cá o executivo Roland Meyers, então presidente da empresa no Chile.
Desde então o grupo comprou quatro fábricas de queijo e de leite pasteurizado junto à Spam, do Rio de Janeiro, e adquiriu, da família Pires, a Tostines, tornando-se líder do setor de biscoitos.

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