São Paulo, sexta-feira, 9 de setembro de 1994
Texto Anterior | Índice

OS INSTRUMENTOS TAMBÉM TÊM FAMÍLIAS

Os instrumentos musicais são divididos em três grandes famílias: sopro, percussão e cordas.
CORDAS
Violão - Feito a partir do alaúde. Os primeiros violões eram mais estreitos e menores. Tinham quatro cordas duplas. Hoje em dia, os violões têm seis cordas de náilon.
Guitarra elétrica - Tem cordas de aço. Embaixo de cada corda, existe um captador (tipo de microfone) do tamanho da cabeça de um parafuso. Ele manda o som para o amplificador (tipo de aparelho de som).
Violino - É tocado com arco, assim como o violoncelo, o contrabaixo e a viola de orquestra. Os arcos são feitos com crina de cavalo (pêlo do rabo) e madeira. As cordas desses instrumentos são de aço. Antigamente, eram feitas de tripa de animais.
Contrabaixo - É o maior da família de cordas, tem quase dois metros. Toca notas graves.
Teclados - Os teclados são "primos" especiais da família das cordas. P piano foi inventado em 1710 pelo italiano Batolomeu Cristofori. Dentro do piano, existem martelos e cordas. Quando apertamos uma tecla, ela movimenta um martelo que bate em uma corda. Cada corda representa uma nota. Antes do piano, existia o cravo, que não tinha martelos. As cordas eram "beliscadas" por uma pinça. Depois do piano, foi inventado o teclado, que é eletrônico e imita outros sons, inclusive de outros instrumentos.
SOPROS
A família do sopro tem madeiras e metais.
Madeira - Apesar do nome esses instrumentos nem sempre são feitos com madeira. Eles têm vários furos. As notas são conseguidas quando o instrumenstista tapa ou abre os furos.
Flauta - É um dos instrumentos mais antigos. Existem de madeira e de metal. Antigamente, só os dedos tapavam os furos. Depois, foram inventadas as chaves. Elas tapam os furos que os dedos não alcançam. Entre as madeiras, há também o clarinete, o oboé, o fagote e o saxofone. O sax foi inventado em 1846 por um belga chamado Adolphe Sax.
Metais - Têm som mais forte e não têm furos. Cada instrumento é um tubo enorme enrolado. Se esticássemos a trompa, ela poderia chegar a três metros. As notas musicais variam de acordo com o caminho que o ar faz dentro do instrumento. Para mudar o rumo do ar, o instrumentista usa pistões que existem no instrumento. Os pistões servem como obstáculos para impedir a passagem do ar, fazendo com que ele procure outro caminho.
Trombone - Não tem pistões. O instrumentista muda as notas aumentando ou diminuindo o tamanho do instrumento. A boca do instrumentista também ajuda a definir a nota. Quanto mais ele aperta os lábios, mais agudo (alto) sai o som.
PERCUSSÃO
Qualquer objeto que produza som quando batido pode ser um instrumento de percussão, como uma garrafa ou uma caixa de fósforos.
Tímpano - Um tipo de tambor muito grande. No passado, era usado por soldados para avisar o começo de batalhas. Os tambores são feitos de peles de animais.
Bateria - Reúne vários instrumentos de percussão. Tem tambores e pratos. Os pratos vêm da Ásia e são feitos de um metal chamado cobre.
Xilofone - É feito de madeira. O metalofone é feito de metal. Outros insturmentos são o triângulo, o coco e o gongo. O instrumentista pode tocar com as mãos ou com baquetas. As baquetas conseguem aumentar o som do instrumento.

Texto Anterior: Endereços de cursos que ensinam a tocar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.