São Paulo, domingo, 11 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Valéria faz a cabeça

HELOISA HELVECIA

Depois de brigar com a notícia, casar e mudar, a jornalista e modelo Valéria Monteiro volta à tela como atriz, na minissérie "Incidente em Antares", que vai ao ar no final do ano. Cansada da imagem certinha, uma herança da fase locutora global, a primeira mulher a apresentar o "Jornal Nacional" passa a tesoura no cabelo, investe na nova carreira e diz que fica careca se um papel exigir
Valéria Monteiro desistiu de ser eterna como Cid Moreira. Agora, quer ser moderna. Semana retrasada, dois dias antes de voar para Nova York e nove anos após cultivar madeixas economicamente aparadas, ela entregou a cabeça a Ricardo Cassolari, do salão paulistano "L'Autre Famme". É outra mulher.
Em fase de auto-conhecimento, Valéria descobriu, no final da tosa, que tem uma pinta na nuca. Acompanhou o corte com certa tensão, enquanto gestos rápidos repicavam uma franjinha sobre a cara mais bonita que já pintou no telejornalismo daqui.
–"Amei, Ricardo, achei lindo!", disse, beijando o cabeleireiro, no meio da entourage formada por funcionários, amiga e prima –levadas a tiracolo para incentivar a valentia. Valéria sempre teve audiência, mesmo antes da Globo. Primeira e esperada neta de médicos mineiros, nasceu em BH, parto-espetáculo assistido "por mais de dez doutores", segundo a mãe.
A mudança do estilo "clássico" para um "moderninho-clássico", conforme Valéria, coroa um período de coragem. Começou quando trocou o "Fantástico" por uma paixão em Nova York. E por uma milionária campanha publicitária. Logo após sua saída do programa, apareceu divulgando a eleição do "carro do ano". Pesquisa da época elegia Valéria Monteiro como a apresentadora de maior credibilidade junto a telespectadores.
Agora, o chanelzinho renovado é a tesourada de misericórdia na imagem imutável da apresentadora global. "Jornalismo não faz mais parte da minha vida, estou fazendo novos trabalhos, acho bom me atualizar, um cabelo novo ajuda."
A Valéria-atriz tem cabelo curto. Mas o público ainda a verá de cabelos longos na estréia, como estrela da minissérie "Incidente em Antares", gravada no Rio Grande do Sul, que a Globo exibe no final do ano. Valéria virou Valentina: no livro de Veríssimo é uma personagem pequena, mas na adaptação para TV é um dos principais papéis. Diz da experiência: "Adorei, quero continuar". Vai estudar arte dramática e cinema, em Nova York, onde mora com a filha, Vitória (do casamento com o diretor Paulo Ubiratan), e a paixão que a tirou da tela, o executivo americano e ex-modelo Justin Kaufmann.

Texto Anterior: Voices ; Take a take ; Miragem ; Punhado de músculos; Hot New Orleans; Melhor amigo; Entre o céu e o inferno; Trés Bien; Olha a cegonha; Rapunzel
Próximo Texto: FRASQUEIRA; "LUZES"; LAQUÊ; CORTE; PERMANENTE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.