São Paulo, segunda-feira, 12 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção Unibanco reúne geração de 22

DANIEL PIZA
ENVIADO ESPECIAL A POÇOS DE CALDAS (MG)

Pela primeira vez é exposto ao público o acervo do Unibanco, recentemente doado ao Instituto Moreira Salles. Mas a exposição, que foi aberta ontem, acontece em Poços de Caldas (MG) e não se planeja que vá a São Paulo.
A coleção começou a ser formada pelo presidente do Unibanco, Walther Moreira Salles, e depois passou a ser de responsabilidade do artista Augusto Rodrigues. Não é comparável às coleções de Gilberto Chateaubriand e Roberto Marinho, vistas no ano passado em São Paulo, mas tem algumas obras de qualidade inegável.
A coleção chega a 550 trabalhos, das quais a Casa da Cultura de Poços expõe 118 até 11 de dezembro. Com exceção de uma, vão de 1922 ("Academia nº 4", um trabalho pré-moderno de Tarsila do Amaral) a 1990 (uma tela sem título de Sérgio Fingermann).
A exceção é "View over a Valley", do artista holandês Frans Post (1612-1680), tela de 1667.
O núcleo da coleção, desde as primeiras telas adquiridas por Moreira Salles, é o modernismo do grupo de 22. Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Guignard –há amostras de cada um desses participantes da Semana de Arte Moderna.
Na exposição, os melhores trabalhos dessa geração são os de Brecheret (1894-1955) e Guignard (1896-1962). De Brecheret, constam duas esculturas, uma de terracota ("Profeta", de 1950) e outra de bronze ("São João Batista", de 1954), que demonstram bem como foram excelentes os últimos anos de produção do artista.
Um destaque deve ser dado para os 16 desenhos de Candido Portinari em exposição. Dos mais despretensiosos aos mais acabados, confere-se de novo que Portinari foi um dos melhores desenhistas da nossa história.
A próxima geração bem representada é a dos nascidos de 1920 a 1930. Duas gravuras de Arthur Luiz Piza e uma escultura de Sérgio de Camargo são da melhor safra produzida por eles.
Mas há também exemplares sofisticados da arte de Osvaldo Goeldi, Iberê Camargo e Lívio Abramo. Se em Poços de Caldas ou perto, não deixe de ir.

Exposição: Coleção Unibanco
Onde: Casa da Cultura de Poços de Caldas (r. Teresópolis, 90, tel. 035/722-2776, Poços de Caldas, Minas Gerais)
Quando: até 11 de dezembro

Texto Anterior: "Come" de Prince é coquetel de sexo e raça
Próximo Texto: Instituto terá sede em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.