São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Primavera aquece o mercado de nelore

SEBASTIÃO NASCIMENTO
DA REPORTAGEM LOCAL

A primavera, início da estação de monta, está aquecendo as vendas de nelore. Em 20 dias, 14 leilões levam à pista 1.450 cabeças, grande parte delas touros.
Durante a temporada de monta, que se estende até janeiro, os pecuaristas costumam sair à procura de touros de qualidade para emprenhar seu rebanho.
O aumento da demanda deve favorecer também os negócios na Expoinel (Exposição Internacional do Nelore), que começa dia 24 próximo em Uberaba (MG).
"A segunda maior mostra de gado zebuíno do país vai dar mais fôlego ainda à compra e venda de nelore", diz o criador paulista José Luiz Niemeyer.
Boa parte da oferta dos leilões é formada pelos chamados touros melhoradores. "Eles conseguem acrescentar mais quilos aos bezerros e é isto que deseja o produtor de carne", diz Niemeyer.
Dono da fazenda Boa Terra, em Araçatuba (SP), Niemeyer afirma que os criadores este ano serão beneficiados com o aumento dos prazos para pagamento nos leilões e também pela queda da inflação.
Segundo ele, a maioria dos pregões vende gado entre seis e dez parcelas sem juros.
"Mas o que decide mesmo é a entrada da primavera. Estamos sofrendo com a seca e precisamos emprenhar as vacas".
Os pecuaristas só aguardam a chegada das chuvas para iniciar a temporada de monta.
"As chuvas fazem brotar o capim verde, que fornece às vacas vitaminas A e E, fundamentais para o cio", explica José Eduardo Prata Carvalho, pecuarista de Barretos (SP).
A troca do ministro da Fazenda não deve prejudicar os negócios, segundo Carvalho. "O nelore de elite vende bem, independente dos sobressaltos econômicos".
Carvalho acrescenta que há falta de tourinhos melhoradores no mercado. "Todo mundo corre atrás, principalmente agora, quando a meta é aumentar a produtividade".
Ele cita como exemplo o 4º Leilão Estância JM, realizado pelo tradicional criador Jaime Miranda, dia 3 último, em Garça (SP).
Um total de 93 animais a campo (criados soltos nos pastos), sendo 68 machos, recebeu cotação média de US$ 6.411, superando todas as expectativas.
LEIA MAIS Sobre nelore na página 6-5

Próximo Texto: Estiagem deve atrasar o plantio da safra em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.