São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escola formou ministros e empresários

DENISE CHRISPIM MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Onze ministros de Estado no poder entre 1954 e 1990 trazem um ponto em comum: a sigla FGV.
Eles saíram das salas de aula ou de diretoria da EPGE e do Ibre, departamentos localizados na sede na fundação, na Praia de Botafogo, Rio. Desse total, oito comandaram pastas da área econômica.
No mundo empresarial, a situação é semelhante. Sediada em plena avenida Nove de Julho (data de início da Revolução Constitucionalista de 32), a Eaesp surgiu na vanguarda do ensino de administração e despejou executivos e empreendedores no mercado paulista.
Recentemente, a Associação de Ex-Alunos da Eaesp elaborou uma lista com 81 nomes de colegas que conquistaram prestígio. Do total, 56 são executivos de destaque ou consultores em grandes empresas, 11 assumiram cargos em governos e cinco seguiram carreira política.
Tradicional formadora de administradores e economistas para o governo, a FGV do Rio foi considerada um "celeiro" de ministros.
Influenciou também o segundo escalão –11 assessores ou diretores de órgãos nas últimas quatro décadas mantiveram laços com a FGV.(Denise Chrispim Marin)

Texto Anterior: ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL
Próximo Texto: MARIO HENRIQUE SIMONSEN
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.