São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ibre formula outros 300 índices

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ibre não calcula apenas as cinco variações do IGP que lhe dão fama. Formula, na verdade, cerca de 300 outros índices.
Contratado por empresas ou associações, o instituto se debruça na formulação de índices específicos, que muitas vezes exigem coletas exclusivas de dados.
Empresas do setor elétrico e DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) são alguns dos clientes que recebem pesquisas sobre custos de obras.
Um dos tradicionais apontamentos do Ibre é o Índice de Preços Agrícolas, com parte dos custos cobertos pelo Conab e PNB.
"Somos os únicos a apurar essa taxa com cobertura nacional", afirma Antônio Salazar Brandão, 45, vice-diretor do Ibre.
"É um serviço que prestamos à sociedade e que manteremos enquanto pudermos."
Disquetes
A informatização de produtos da FGV está chegando também aos índices de variação de inflação e dados conjunturais.
Valendo-se de seu banco de dados de cinco décadas e das pesquisas em constante andamento, o Ibre criou a "Conjuntura Eletrônica", um programa de informática.
O nome é uma alusão à revista mensal publicada pelo instituto, "Conjuntura Econômica". O formato do produto é um disquete e o acesso se dá através de assinatura.
O disquete, entregue mensalmente, contém séries históricas de índices calculados pelo Ibre. Mas a dificuldade do produto no mercado é a queda nas taxas de inflação.
O próprio banco de dados do instituto, chamado de "Áries", também se transformou em produto informatizado.
O "Áries" contém 2.000 séries estatísticas do Ibre e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Seu custo anual para o assinante é de cerca de US$ 1.000.
Ambos produtos estão sendo comercializados pela Divisão de Gestão da Informação (Digi), departamento responsável pela área editorial da FGV.(DCM)

ONDE SE INFORMAR
Digi - tel.: (021) 551-1447

Texto Anterior: FGV tem missão de destruir o 'Estado Novo'
Próximo Texto: Eaesp cria produtos e influencia empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.