São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 1994 |
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Ibre formula outros 300 índices
DA REPORTAGEM LOCAL O Ibre não calcula apenas as cinco variações do IGP que lhe dão fama. Formula, na verdade, cerca de 300 outros índices.Contratado por empresas ou associações, o instituto se debruça na formulação de índices específicos, que muitas vezes exigem coletas exclusivas de dados. Empresas do setor elétrico e DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) são alguns dos clientes que recebem pesquisas sobre custos de obras. Um dos tradicionais apontamentos do Ibre é o Índice de Preços Agrícolas, com parte dos custos cobertos pelo Conab e PNB. "Somos os únicos a apurar essa taxa com cobertura nacional", afirma Antônio Salazar Brandão, 45, vice-diretor do Ibre. "É um serviço que prestamos à sociedade e que manteremos enquanto pudermos." Disquetes A informatização de produtos da FGV está chegando também aos índices de variação de inflação e dados conjunturais. Valendo-se de seu banco de dados de cinco décadas e das pesquisas em constante andamento, o Ibre criou a "Conjuntura Eletrônica", um programa de informática. O nome é uma alusão à revista mensal publicada pelo instituto, "Conjuntura Econômica". O formato do produto é um disquete e o acesso se dá através de assinatura. O disquete, entregue mensalmente, contém séries históricas de índices calculados pelo Ibre. Mas a dificuldade do produto no mercado é a queda nas taxas de inflação. O próprio banco de dados do instituto, chamado de "Áries", também se transformou em produto informatizado. O "Áries" contém 2.000 séries estatísticas do Ibre e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Seu custo anual para o assinante é de cerca de US$ 1.000. Ambos produtos estão sendo comercializados pela Divisão de Gestão da Informação (Digi), departamento responsável pela área editorial da FGV.(DCM) ONDE SE INFORMAR Digi - tel.: (021) 551-1447 Texto Anterior: FGV tem missão de destruir o 'Estado Novo' Próximo Texto: Eaesp cria produtos e influencia empresas Índice |
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