São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONHEÇA O CURSO

Nome da profissão: engenharia de produção
Áreas de atuação: economia industrial (análise da melhor forma de investir o capital no processo industrial), gestão de empresas e trabalho (cuidar da organização do trabalho, propor planos de cargos e incentivos, colaborar na seleção e no treinamento de pessoal), gestão de fábricas (planejamento, programação e controle da produção. Acompanhar e supervisionar a operação de materiais e equipamentos. Fazer projetos de produtos e de instalação da fábrica. Implantação de métodos mais eficientes de produção) e gestão de sistema de produção(planejamento e controle da produção. Controle da qualidade em todas as fases do processo, melhor aproveitamento do tempo e minimização dos custos)
Salário (piso): R$ 540,00 (jornada de 6 horas)
Duração: mínimo 4 anos
Duração ideal: 5 anos
Disciplinas: Três primeiros anos matérias da área de mecânica.
Exemplos de disciplinas específicas (válidas na Escola Politécnica da USP): administração, indivíduo e sociedade; sistemas de informação; introdução à engenharia de produção, pesquisa operacional; custos e finanças; economia de empresas; controle de qualidade; organização do trabalho na produção
Onde cursar: SP - USP, FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba); RJ - PUC-RJ, UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro); SC - UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Unoesc (Fundação Educacional Unificada do Oeste de Santa Catarina)
Regulamentação: Lei 5194 de 24/12/1966. O engenheiro de produção deve ser registrado no CREA, se quiser atuar na área química, precisa ser registrado no CRQ (Conselho Regional de Química)

Texto Anterior: Produção é o mais versátil entre cursos de engenharia
Próximo Texto: VEJA OUTRAS "ENGENHARIAS"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.