São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidade reduz peso da redação

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) tem três novidades para o vestibular 95.
São eles: modificação dos critérios que determinam a nota final do exame, diminuição do número de questões na segunda fase e redução do peso da redação.
Até o dia 23, sexta-feira, é possível comprar o manual (R$ 4,00) e pagar a taxa de inscrição (R$35,00) em 130 agências do Banespa. As inscrições devem ser feitas nos dias 24 e 25.

Critérios
Foram eleitas, para cada curso, até duas "matérias prioritárias", que entram na nota final com peso 2 –isto é, valem o dobro das que têm peso 1.
Para serem aprovados, os candidatos devem obter nelas nota mínima equivalente a 30% da prova.
A nota da primeira fase continua com peso 2 e cada uma das notas das outras matérias da segunda fase continua com peso 1.
O mesmo acontece com as provas de aptidão, em que o aluno deve acertar pelo menos 50%.

Número de questões
Na segunda fase, em vem de resolver 16 questões em cada prova, o vestibulando responde 12.
Assim o número de questões em quatro horas de exame passa de 32 para 24. Isso porque são duas matérias por dia.

Redação
A redação vale agora 50% da nota total da primeira fase. Até o exame passado, seu peso era de 62,5%. As 12 questões gerais valem os outros 50%.
Passam para a segunda fase os candidatos que atingem nota equivalente a 50% da primeira –ou seja, só uma redação nota dez garante a vaga na segunda etapa.
O estudante que zerar em qualquer das duas partes da prova será eliminado. a nota da primeira fase continua contando pontos na média final.
"Diminuir o peso da redação já era discutido há tempos. A supervalorização já havia cumprido seu papel", diz o coordenador do vestibular, Jocimar Archangelo, 56.
Para justificar a diminuição no número de questões na segunda fase, Archangelo mostrou estatística da Coordenadoria do Vestibular.
Em algumas classes, onde 75% dos candidatos ficavam até o final do prazo para entregar a folha de respostas, estavam os candidatos a cursos de alta demanda, portanto, melhor preparados.

UNICAMP - Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo, Campinas (SP), tels. (0192) 39-7665, 39-8270 e 39-3130

Texto Anterior: No litoral; Farmácia; Musicoterapia; Fatec; Letras-Alemão; Publicidade
Próximo Texto: CALENDÁRIO DO EXAME UNICAMP 95
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.