São Paulo, quarta-feira, 14 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soft educativo tem opção em português

MARIJÔ ZILVETI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Programas educativos que podem funcionar como complemento na educação começam agora a falar português. Alguns estão sendo traduzidos do inglês e outros são desenvolvimentos nacionais para o público infanto-juvenil.
Os educativos incluem programas para desenhar, escrever e fazer cálculos matemáticos.
Começam agora a surgir produtos até para estudantes de segundo grau que precisam de reforço em disciplinas como geografia.
A BrincArt começa a vender esta semana dois programas com exercícios de matemática. Voltado para crianças e pré-adolescentes, os títulos exercitam o raciocínio.
Fazer contas de multiplicar pode virar brincadeira com o programa "Batalha Naval".
Assim que o aluno descobre a posição de um inimigo (sete na vertical e oito na horizontal, por exemplo), tem de responder rápido o resultado dessa multiplicação. Se estiver correto, segue adiante; se não acertar, ouve uma negativa.
Para crianças recém-alfabetizadas, a empresa oferece "Circo dos Números". Vem com três opções, cada uma com dois níveis de dificuldade. A tela de abertura inclui uma música e balões animados subindo na frente da tenda do circo.
Em seguida, pode-se optar por identificar números ou quantidades, com palhaços brincalhões, ou jogo de memória, com exercícios de adição e cores. Com Jambo - o Elefante Sabido, a criança tem que resolver contas de subtração.
Para outubro, a Positivo promete colocar à venda dez títulos traduzidos para o português. São programas simples, com apenas um disquete e que funcionam até nos obsoletos computadores XT, desde que a tela seja colorida.
Se o micro for 386, melhor. A criança poderá exercitar como encaixar figuras geométricas em "Forms & Assembles", ou praticar exercícios de matemática em "Number Safari" ou "Fractions". Com tradução para o português, a linha será comercializada pela Brasoft em revendas.
Para ler ou exercitar o raciocínio, o CD-ROM "A Turma da Cozinha" pode fazer a festa da garotada. Traz jogos de memória e uma engraçada história com personagens como uma cebola implicante, uma alface lisinha e tranquila e um macarrão briguento.

Texto Anterior: Publicidade vai para o CD-ROM
Próximo Texto: "Ortografando" esclarece português
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.