São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Times acertam mais passes por jogo

DA REPORTAGEM LOCAL

Os times que disputam o atual Campeonato Brasileiro estão demonstrando uma eficiência maior no passe em relação ao torneio do ano passado.
No Brasileiro de 93, cada time acertava, em média, 263 passes por partida, segundo o Datafolha. Este ano, em 13 jogos acompanhados até a rodada do último fim-de-semana, o número se elevara para 290, em média.
Isso representa um aumento de 10,26% no número de passes certos por time.
Em menor medida, cresceu também o total de passes dados por equipe em cada jogo: 8,72% (de 344, no ano passado, para 374, agora).
Este ano, as equipes estão acertando 78% dos passes. Em 93, o índice de acerto era de 76%.
Para o treinador do São Paulo, Telê Santana, o fato de os times estarem trocando mais passes revela que os técnicos e jogadores se conscientizaram da necessidade de deter a posse da bola a maior parte do tempo possível.
Seu colega Wanderley Luxemburgo, do Palmeiras, lembra que este ano, devido à Copa do Mundo, os clubes tiveram mais tempo –cerca de três meses– para se preparar para o Brasileiro do que em 93.
"Assim, os treinadores puderam desenvolver tanto a parte técnica dos jogadores como o conjunto de seus times, o que se reflete nos passes", afirma.
Nesse fundamento, o Palmeiras é o time que mais se destaca: seus jogadores acertam, em média, 389 passes por partida. Em 93, a equipe acertava 313 passes, em média. Ou seja: um aumento de 24,28%.
A equipe de Wanderley Luxemburgo tem, ainda, o jogador com maior média de passes certos por partida: o volante César Sampaio, com 57.

Próximo Texto: Fla tem a maior média de erros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.