São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comitê da NBA quer mudar regras de jogos

Alterações incluem linha de três pontos, multa e faltas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Comitê de Competição da NBA (a liga de basquete profissional norte-americana) vai propor mudanças nas regras dos jogos promovidos pela entidade.
O objetivo dessas alterações é aumentar o número de pontos por partida e fazer com que o "espetáculo", marca dos jogos da entidade, volte à NBA (National Basketball Association).
Na temporada 93/94, por exemplo, quando o campeão foi a equipe do Houston Rockets, a média de pontos das equipes, por partida, foi de 97,3.
Entre as mudanças propostas pelo Comitê de Competição está a de diminuir a distância atual de 7,23 m entre a linha de três pontos e a cesta para 6,75 m.
Com essa alteração, a linha de três pontos ficaria meio metro mais distante do que no basquete amador. Atualmente a diferença é de 98 cm.
Outra proposta é dar direito a três lances livres ao jogador que sofrer uma falta durante uma tentativa de arremesso fora da linha de 6,75 m.
Pelas atuais regras, o jogador da NBA tem direito a dois lances livres, mesmo que tenha sofrido falta ao tentar um arremesso de três pontos.
Com a alteração sugerida pelo Comitê de Competição da NBA, a regra seria igual àquela aplicada pela Fiba (Federação Internacional de Basquete).
Outra preocupação da entidade é diminuir a violência entre os atletas durante as partidas da NBA.
A mudança sugerida pelo Comitê de Competição da NBA é multar os jogadores por atos de indisciplina.
Os atletas que se levantarem do banco de reservas durante a partida para discutir com os juízes ou participar de brigas com atletas de outro time seriam multados em US$ 20 mil.
O Comitê de Competição da NBA vai propor as mudanças em uma reunião com os representantes dos times que participam do campeoanto no dia 5 de outubro.
Se forem aprovadas, as novas regras serão aplicadas ainda nesta temporada.

Texto Anterior: União S.João pega Náutico em Araras
Próximo Texto: Equipe ítalo-brasileira Forti-Corse pode estrear na temporada de 95
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.