São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Munique vira a capital da cerveja

DA REDAÇÃO

"Ozapft is!". Com esse grito de guerra, que em português significa "está aberto", o prefeito de Munique, sul da Alemanha, tira sábado o lacre de um barril de chope estupidamente gelado, dando início a uma das mais tradicionais e animadas festas alemãs, a Oktoberfest.
Até 3 de outubro, muito chope, joelho de porco, bois assados inteiros no espeto, pães, doces e sorvetes poderão ser saboreados na festa que no ano passado atraiu 6,5 milhões de visitantes.
A Oktober alemã tem mais de 184 anos. Surgiu em uma comemoração que o príncipe herdeiro Ludwig da Baviera realizou para o povo como celebração de seu casamento. Com o tempo o evento incorporou-se à tradição popular e passou a ser realizado anualmente.
A programação começa no sábado com um desfile das pessoas que trabalham no evento, cerca de 1.000. Em carroças enfeitadas os cervejeiros e suas famílias, bandas de música e garçonetes entrarão nos sete pavilhões dando início às comemorações.
Ainda no sábado será apresentado no pavilhão Circus Krone o espetáculo "Folklore Internacional", no qual 600 participantes da Alemanha e de outro países exibirão músicas e danças típicas.
Domingo é dia da "Grande Parada", um desfile com cerca de 7.000 participantes que chega a ter mais de 7 quilômetros de comprimento. Participam bandas de música, 60 carros alegóricos, grupos em uniformes históricos de vários países e animais de raça.
A festa continua por duas semanas, sempre com música, comida e cerveja. O chope, servido em canecas de um litro, é um dos responsáveis pela fama do evento e considerado o melhor do mundo.
Os números de tamanha comilança dão idéia da animação que invade Munique. Em 93, foram consumidos 5,2 milhões de litros de cerveja, 733.517 frangos, 224.547 pares de salsicha, 58.068 joelhos de porco e 80 bois inteiros.
Mas a festa não se resume a comer e beber. Os participantes podem também praticar tiro ao alvo, brincar na montanha-russa, carrossel, tobogã, circo de pulgas e teatro de marionetes, além dos shows de variedades e de muita música. Cada uma das sete tendas de cerveja tem bandas de música que tocam sem parar.
Ao todo são 690 estabelecimentos de gastronomia, compras e diversão, nos quais trabalham 12.000 pessoas. A festa acontece nos 31 hectares do parque Wien's que pode ser alcançado facilmente de metrô, ônibus ou bonde. O Centro de Turismo Alemão (011-256-1054) tem mais informações sobre o evento.
Para quem quer entrar nesse clima de festa da cerveja, Munique pode ser dispensável. No próximo mês, Santa Catarina faz sua versão brasileira da Oktober. As festas acontecem em diversas cidades do Estado. Uma das mais animadas é Blumenau, que literalmente vira do avesso em outubro.

Texto Anterior: Med lança promoção especial para crianças; Caesar Buenos Aires entra para lista de luxo; RCI organiza seminário sobre tempo compartilhado; Congresso vai discutir as escolas de hotelaria; folha ganha prêmio de reportagem de turismo
Próximo Texto: Empresas aéreas oferecem novas rotas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.