São Paulo, sexta-feira, 16 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar mantém vaga de Ricupero em Roma

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A embaixada brasileira em Roma ainda está à disposição do ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero.
O convite feito pelo presidente Itamar Franco, antes da demissão de Ricupero, continua de pé. Agora, o governo só espera que o escândalo da gravação na TV Globo caia no esquecimento para iniciar o processo de indicação.
A confirmação de Ricupero na embaixada depende da aprovação de seu nome pelo Senado Federal e pelo governo italiano.
A Folha apurou que o Itamaraty espera as eleições de 3 de outubro para comunicar a escolha às autoridades diplomáticas da Itália.
O atual embaixador brasileiro em Roma, Orlando Soares Carbonar, deixa o posto em dezembro. Ele vai completar o limite máximo (15 anos) de atividade diplomática fora do país.
Mas sem esperar pelo término oficial, o Itamaraty comunicou Carbonar há duas semanas da provável antecipação de sua volta em função da ida de Ricupero.
Na casa dos Ricupero, espera-se a confirmação o mais rápido possível. A oferta de Roma para o ex-ministro irritou alguns diplomatas que esperavam ocupar a embaixada. Esses diplomatas, que não querem se identificar, esperavam que Itamar desfizesse o convite a Ricupero.
Há três semanas, uma conversa informal entre o então ministro Ricupero e o jornalista Carlos Monforte foi captada por parabólicas.
Ricupero afirmou, via satélite, que não tinha escrúpulo e que escondia índices da inflação.

Texto Anterior: Folha lança hoje nova edição do Atlas
Próximo Texto: Brasil assina acordo pioneiro com a Rússia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.