São Paulo, sexta-feira, 16 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caiapós expulsam mil garimpeiros de reserva

ABNOR GONDIM
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Índios da tribo gorotire (sul do Pará), revoltados com seus líderes, expulsaram cerca de 1.000 garimpeiros que trabalhavam no garimpo do Santilo, dentro da reserva caiapó.
A informação foi passada ontem ao secretário do Núcleo de Direitos Indígenas, Márcio Santilli, em Brasília, por Paulinho Paiakan, chefe indígena da aldeia aukre, vizinho à gorotire.
Penúria
"Houve uma revolta civil dos caiapós, que não suportaram mais a situação de penúria em que a maioria vive, enquanto as lideranças são beneficiadas pelos acordos com os garimpeiros", afirmou Santilli.
Segundo ele, Paiakan –que em 92 foi acusado de estuprar uma estudante– informou que os índios se anteciparam à ação da Funai e da PF para expulsar os garimpeiros, conforme determinado há dois meses pela Justiça Federal.
O prefeito de Redenção (750 km de Belém), Wagner Fontes (PDT), informou que a prefeitura e entidades civis estão assegurando alimentação aos garimpeiros expulsos. Segundo o prefeito, eles estão acampados em uma feira.
O vereador Tapiet Kayapó, líder indígena da aldeia gorotire, comandou ontem uma reunião com os guerreiros revoltados, os garimpeiros, a prefeitura e a Funai, para tentar o reabertura do garimpo. Até ontem à noite, nenhum acordo havia sido fechado.

Texto Anterior: Argentina disputa vaga com Brasil
Próximo Texto: Brasília tem o dia mais seco de sua história
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.