São Paulo, sexta-feira, 16 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lííderes testam "superofensividade"

DA REPORTAGEM LOCAL

Líderes testam 'superofensividade'
Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Guarani usam últimas rodadas para implantar sistema
Os times paulistas mais bem classificados no Campeonato Brasileiro vão aproveitar as duas últimas rodadas para testar esquemas super-ofensivos.
"Acho que esta é uma tendência do futebol moderno", disse o técnico Jair Pereira, do Corinthians, que ocupa o primeiro lugar do Grupo A.
O treinador corintiano deve escalar apenas um volante (Zé Elias) na partida contra o Sport, domingo, no Recife.
"Com isso ganhamos maior poder ofensivo, mas todos os jogadores, inclusive os atacantes, deverão participar mais da marcação", afirmou.
Tática semelhante irá utilizar o técnico Wanderley Luxemburgo, do Palmeiras, que é o líder do Grupo D do Brasileiro.
No jogo de domingo, contra o Náutico, no Parque Antarctica, o treinador colocará apenas um volante (César Sampaio).
No lugar de um segundo volante, Luxemburgo vai colocar o recém-contratado Paulo Isidoro.
"Isto não significa que ficaremos vulneráveis na defesa", disse Luxemburgo, que vai obrigar o ponta Rivaldo e o atacante Edmundo a recuarem para o meio-campo para ajudar na marcação.
Já para o São Paulo, líder do Grupo B junto com o Botafogo do Rio, as mudanças táticas acontecem devido ao excesso de contusões e à venda de jogadores.
O treinador Telê Santana testa o atacante Aílton no lugar que foi de Muller por quase dez anos (leia sobre Muller na pág. 3).
"Acredito que poderemos até nos tornar mais ofensivos", afirmou o técnico.
Telê poderá escalar também o centroavante Caio, além de utilizar o sistema 3-5-2 (três jogadores na defesa, cinco no meio-campo e dois no ataque), com a presença do líbero (Válber).
No Guarani, primeiro colocado do Grupo C, o técnico Carlos Alberto Silva mantém seu estilo ofensivo.
"O problema é acertar um esquema de marcação", afirmou Carlos Alberto, que procura um posicionamento mais ofensivo para o lateral-esquerdo Guilherme.
Colaborou a Folha Sudeste

Texto Anterior: Romário volta a jogar em dez dias; Célio Silva estréia neste domingo; Familiares pedem US$ 26 mi a alemães ; Capriati volta a jogar em torneio alemão; Sangue encontrado pode ser do suspeito; Bingo do clube traz títulos protestados
Próximo Texto: Silva quer manter tradição ofensiva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.